Primavera serrana com vivências do povo Kaingang

Atividades na Serra gaúcha iniciam na segunda, 24 de outubro

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre foto de Alass Derivas

A aldeia Kaingang Kógunh Mág, de Canela, apresenta a sua cultura, em forma de oficinas e palestras, para a comunidade da Serra Gaúcha. Nos próximos meses, práticas culturais, relacionadas às vivências do povo Kaingang, serão mostradas na cidade de Canela e região. Cada dia de evento terá, de três a quatro atividades, em diferentes locais. A primeira etapa do projeto acontece no dia 24 de outubro, segunda-feira, com três atividades:

8h às 9h40: Contação da história da primeira Araucária e da gralha azul, com os autores Cacique Maurício e Ana Fonseca e com a ilustradora Mauren Veras. Local: Escola Ernesto Dornelles (séries iniciais), em Canela.

14h às 16h: Bate-papo sobre a importância do pinhão na flora e gastronomia local, com Cacique Maurício Salvador, professor Gilvan Bertinati (UCS), chef Phill Dummer (cozinheiro e pesquisador) e Ana Fonseca (filósofa e escritora). Local: UCS, turma de Projeto Temático I em Gastronomia.

18h30 às 20h20: Exibição do documentário Konhun Mág – o caminho da volta à Floresta Nacional de Canela (2021, duração de 60 min), seguido de debate. Local: Escola Santa Terezinha – turma de Aceleração – 15 a 17 anos, em Canela.

Aprovado no edital FAC Expressões Culturais 2022, o projeto cultural da aldeia Kaingang Kógunh Mág, de Canela, irá apresentar atividades diversas deste povo indígena habitante da região das Hortênsias e dos Campos de Cima da Serra, trazendo consciência e conhecimento sobre sua riqueza cultural.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário