Confira as atrações do evento entre 8 e 15 de novembro
Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre foto de Diego Lopes/CRL
Chegamos à reta final da 68ª Feira do Livro de Porto Alegre e Literatura RS selecionou algumas atrações da programação da última semana do evento. Confira abaixo!

Clóvis de Barros Filho
8 de novembro, terça
18h
Epaminondas, o gato explicador
Local: Teatro Carlos Urbim
Com Clóvis de Barros Filho e Marcial Conte Jr. Clóvis de Barros Filho (Epaminondas: o gato explicador, Editora Citadel/2022) autor de vários livros sobre ética, felicidade, autoconhecimento e valores, nos conta como um gato inteligente consegue explicar o mundo dos humanos de uma maneira felina.
9 de novembro, quarta
9h
Oficina da haicai livre
Local: Espaço Jovem Petrobras
Com Diego Petrarca. Agendamento escolar: visitacaoescolar@gmail.com
16h
O significado de ser patrono
Local: Auditório Barbossa Lessa
Com Cíntia Moscovich, Luis Augusto Fischer, Luiz Coronel, Valesca de Assis, Antonio Hohlfeldt, Marô Barbieri, Jane Tutikian, com mediação de Airton Ortiz. Durante a feira do livro a Praça da Alfândega se transforma na sala de visitas de Porto Alegre, onde todos se encontram, e o Patrono é o anfitrião. Ele recebe as pessoas, tira fotos, sugere livros, divulga as últimas novidades, ouve com carinho a história de cada leitor. E a recíproca é verdadeira. O patrono personifica a feira e a ele é direcionado todo o afeto que a cidade tem pelos livros. O patrono humaniza a Feira.
17h30min
Tragédia da Rua da Praia em Quadrinhos
Local: Auditório Barbossa Lessa
Rafael Guimaraens e Edgar Vasques conversam sobre a longa parceria para contar histórias dramáticas e esquecidas que abalaram a cidade.

Leonor de Récondo
10 de novembro, quinta
17h30min
Todos os amores
Local: Auditório Barbosa Lessa
Com Leonor de Récondo, Betina Kruter e Nicolle Ortiz. A partir de seus dois romances publicados no Brasil (Amores e Ponto Cardeal, Ed. Dublinense/2020), a escritora e violinista francesa Léonor de Récondo debate a exploração do amor em todas as suas formas ao lado da psicoterapeuta Betina Kruter, com mediação de Nicolle Ortiz. Ao final, a autora apresentará uma canja musical. Evento com tradução simultânea para o Português.

Priscila Ferraz Pasko
11 de novembro, sexta
9h
Oficina – Um mistério literário
Local: Espaço Jovem Petrobras
Agendamento escolar: visitacaoescolar@gmail.com. Com Mário Pool. Um leitor misterioso deixou seu testamento escrito num enigma cifrado em diferentes livros que encantaram a sua vida. Nas páginas e nos capítulos de histórias fantásticas, você encontrará as pistas para desvendar o segredo que irá abrir uma velha maleta que contém a sua herança. Para se chegar a este código, serão necessárias muitas leituras, perguntas e respostas sobre grandes vultos da literatura, suas histórias e outros autores. Todos estão convidados a participar desta aventura literária e a tentar encontrar o segredo da chave que abrirá a misteriosa herança que será sua e de seus amigos. Então, você aceita o desafio?
10h30min
Oficina de microliteratura
Local: Espaço Jovem Petrobras
Com Ana Mello. Agendamento escolar: visitacaoescolar@gmail.com
15h
Oficina: O ambíguo e o estranho na literatura de mulheres 1/2
Local: Sala O Retrato
Com Priscila Ferraz Pasko. Oficina de escrita que investiga a ambiguidade, o estranho, o imprevisível e a suspensão da ordem sob a perspectiva de escritoras, como Conceição Evaristo, Toni Morrison, Silvina Ocampo, entre outras, e suas respectivas obras.Também serão apresentadas referências visuais, além de propostas que convidam a escrita e o corpo à criação. Ministrada pela escritora, jornalista freelancer na área cultural e graduanda em História da Arte (Ufrgs) Priscila Ferraz Pasko. Autora dos livros de contos Solo rachado por dentro (Figura de Linguagem, 2022) e Como se mata uma ilha (Zouk, 2019) – Prêmio Açorianos 2020 na categoria conto. Também integra a coletânea Novas contistas da literatura brasileira (Zouk, 2018). Inscrições.
15h
O exercício de escrita literária coletiva
Local: Sala Moacyr Scliar
Oficina com Jacira Fagundes
16h
Próximo de nosso tempo: A nova Literatura alemã
Local: Auditório Barbosa Lessa
Com Leif Randt e Michael Korfmann. Considerado um dos maiores expoentes da literatura alemã contemporânea, Leif Randt, o autor de Allegro Pastell (Editora Bestiário, 2021), ganhador do prêmio Mörike e indicado aos Prêmios da Feira do Livro de Leipzig e ao Deutsche Buchpreis, apresenta ao público seu romance, que trata do relacionamento a distância entre a escritora Tanja e o web designer Jerome. Mediação de Michael Korfmann (UFRGS) e apresentação cênica de trechos do livro. Evento com tradução consecutiva para o Português.
17h
Oficina aberta: Como divulgar seu livro
Local: Sala O Retrato
Com Vitor Diel e Giovani Urio. Estratégias de comunicação e marketing para escritores e pequenas editoras. Os editores do site Literatura RS apresentam os atalhos e compartilham experiências eficientes na divulgação de livros, escritores e editoras em jornais, revistas, TVs, rádios e sites.
17h30min
Geração 80/90: Quem está fazendo a novíssima literatura brasileira
Local: Auditório Barbosa Lessa
Com Marcela Dantés, Mariana Salomão Carrara, Tonio Caetano, Vanessa Passos e Paulo Roberto Farias. Marcela Dantés (Nem sinal de asas, Patuá/2021; João Maria Matilde, Autêntica, 2022), Mariana Salomão Carrara (É sempre a hora da nossa morte amém, Nós/2021; Não fossem as sílabas do sábado, Todavia/2022), Tonio Caetano (Terra nos cabelos/Record/Prêmio SESC de Literatura 2020, na categoria Conto; Sobre o fundo azul da infância/Editora Popular Venas Abiertas/Prêmio Academia Rio-Grandense de Letras 2021 na categoria Narrativa Curta) e Vanessa Passos (A filha primitiva, José Olympio/Prêmio Kindle de literatura 2022) conversam sobre suas produções literárias e seus últimos livros lançados. Com mediação de Paulo Roberto Farias (Deixa eu te falar da noite, Caos&Letras/2021).
18h
Cultura que nos transforma: a produção literária de pessoas trans
Local: Teatro Carlos Urbim
Com Amara Moira, Atena Beauvoir e Valéria Barcellos

Eliana Alves Cruz
12 de novembro, sábado
09h às 15h30min
Mostra de HQs de Márcio Rampi
Local: Espaço Jovem Petrobras
Quadrinista e ilustrador, Márcio Rampi é autor dos quadrinhos Lester, Makau, Diz que duvida! e Abutres no fim do mundo. Participou das coletâneas brasileiras de quadrinhos Visualizando Citações e Fronteira livre, publicações finalistas do prêmio HQ Mix por 3 anos consecutivos. Fronteira Livre também foi um dos 30 finalistas da categoria BD Alternativa na 42ª edição do Festival de Angoulême, na França. Também criou os projetos institucionais de quadrinhos Turminha do Verde e Aguapowers, com foco na preservação do meio ambiente, e Time do Futuro e Sophia, das áreas da Administração e Arqueologia. Bacharel em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda pela Unisinos/RS, tem participações em diversos eventos da área cultural e dos quadrinhos, como Comic Con RS e Mutação na Feira, da Feira do Livro de Porto Alegre.
15h30min
A escrita de Lygia Bojunga: os objetos e seus deslocamentos – análise a partir de cinco obras
Local: Sala Moacyr Scliar
Apresentação de trabalhos com Ninfa Parreiras e Ângela Hofmann, do grupo Encontros Literários da Casa Lygia Bojunga-RJ. Das 15h30min às 17h.
17h30min
A superação,o resgate e o papel dos livros na trajetória da luta pela inclusão
Local: Auditório Barbosa Lessa
O resgate da memória e a preservação da identidade cultural negra. As histórias de vida de mulheres dedicadas e luta pela inclusão. O resgate da memória social e cultural afro-brasileira. Histórias de um Brasil escravocrata de ontem e de hoje. Eliana Alves Cruz,(Nada digo de ti, que em ti não veja, Pallas/2020) e Clarice Fortunato, (Da vida nas ruas ao teto dos livros, Pallas/2020) converam sob a mediação de Dóris Soares.
18h
Em voz alta – Pocket Sarau: mulheres, música, poesia
Local: Teatro Carlos Urbim
Nas palavras, Claudia Schroeder (As línguas são para outras coisas, Editora Taverna/2022) e Claudia Tajes (Macha, LP&M/2019). Na música, Rita Zart e Viridiana.

Florencia Bonelli
13 de novembro, domingo
14h30min
O universo de Tormenta
Local: Auditório Barbosa Lessa
Com Guilherme Dei Svaldi, Karen Soarele e J.M. Trevisan, Rafael Dei Svaldi e Lucas Silva Borne. Como é possível viver no mundo real criando mundos imaginários?
16h
Entre batalhas e guerreiros: uma jornada pela literatura fantástica
Local: Auditório Barbosa Lessa
Com Eduardo Spohr, Duda Falcão e Maria Vitória Caselgrandi. Quer conhecer mais sobre a construção de mundos arrebatadores, personagens marcantes e conflitos apocalípticos? Saber como escritores de literatura fantástica trilham a sua jornada pelo caminho das letras? Então, não deixe de conferir este bate-papo que discutirá o trabalho criativo dos autores convidados.Eduardo Spohr (Box Tetralogia Angélica Nova Edição/Verus 2022 e Santo Guerreiro: Ventos do norte Vol. 2/2022, Maria Vitória Caselgrandi (Beltas e Brovanos – Uma história de Aruan, Besourobox/2022) e mediação de Duda Facão, (Mensageiros do Limiar, 2020 – AVEC Editora e Representações culturais e pedagogia dos monstros no universo de H. P. Lovecraft , 2021 – Diário Macabro Editora).
17h30min
Literatura Fantástica e Escrita Coletiva: Debate com os criadores da série Guanabara Real
Local: Auditório Barbosa Lessa
Com André Zanki Cordenonsi, Enéias Tavares, Nikelen Witter e mediação de Duda Falcão. Como escrever um romance a seis mãos? Como trabalhar com literatura fantástica? Como literatura e educação podem dialogar? Essas e outras questões sobre escrita criativa e projetos coletivos serão abordadas nesse debate com os autores Enéias Tavares,(Guanabara Real – O Covil do Demônio, Avec/ 2022 e as traduções de Carmilla, de Sheridan Le Fanu, e Palavras, Magia & Serpentes, de Alan Moore e Eddie Campbell, ambos pela DarkSide/ 2022), AZ Cordenonsi, (Guanabara Real – O Covil do Demônio, Editora Avec/2022 e A Irmandade do Olho do Corvo: As Crias de Hastur, Editora Avec/2021) e Nikelen Witter, (Guanabara Real – O Covil do Demônio, Avec/2022 e Silêncios Infinitos/2022). Mediação de Duda Falcão.
18h
SLAM e o RAP na Feira do Livro – poesia, música e cultura da periferia
Local: Teatro Carlos Urbim
Com Marck B, Raffa Rafuagi,Marina Minhote, Nati Gaspa e Daniel Dkg.
14 de novembro, segunda
15h
Como falar sobre morte e luto com adultos e crianças
Local: Sala Moacyr Scliar
Palestra com Fátima Geovanini.
15h
Bicentenário da independência do Brasil
Local: Sala O Reatrato
Com Felipe Daiello. Nas comemorações do bicentenário da independência do Brasil, vamos dar destaque as mulheres que tiveram grande importância no feito: Maria Leopoldina, Princesa Isabel e apresentar a trilogia da Saga do Destino composta pelos títulos: Vida, Fortuna e Herança, escritas especialmente para o bicentenário.
17h
De novo e sempre, a esperança
Local: Auditiório Barbosa Lessa
Com JJ Camargo e Kelly Matos. JJ Camargo (Para onde vamos com essa pressa?/2020 e De novo e sempre a esperança/2022, L&PM) professor, Doutor em pneumologia, pioneiro em transplante de pulmão. Idealizador e diretor do Centro de Transplantes da Santa Casa de Misericórdia , membro titular da Academia Nacional de Medicina e colunista da ZH, conversa com Kelly Matos.
18h
O feitiço da água
Local: Auditiório Barbosa Lessa
Best-seller argentina, Florencia Bonelli, (O Feitiço da água, Ed Planeta/2022) que já vendeu mais de 3,5 milhões de livros em seu país, conversa com astróloga Amanda Costa sobre seus romances, personagens e sua conexão com a astrologia. Evento com tradução simultânea para o Português.

Carlos Nejar
15 de novembro, terça
15h
Por que ler Marcel Proust?
Local: Sala O Retrato
Com Carlos Nejar, Lúcia Bettancourt e mediação de Gilberto Schwartsmann. Patrono da 68ª Feira do Livro, Carlos Nejar, Lúcia Bettancourtt , (O regresso, a última viagem de Rimbaud, (Rocco/2015) e Gilberto Schwartsmann (A amante de Proust, Editora Sulina/2022), em parceria da Biblioteca Pública do Estado do RS e Feira do Livro de Porto Alegre, homenageiam os 100 anos de morte do autor e anunciam a Exposição em sua homenagem “Caminhos Proustianos”.
16h
Cerimônia de entrega do Prêmio AGES 2022
Local: Auditório Barbosa Lessa
Anúncio dos premiados para: Narrativa longa, Narrativa Curta, Crônica, Poesia, Literatura Juvenil, Literatura Infantil, Não-ficção e Dramaturgia.
17h30min
A aventura de Jesse Koz e seu cachorro, Shurastey, a bordo de um fusca pelo sul da América do Sul
Local: Auditório Barbosa Lessa
Com Zizo Asnis. Jesse Koz deixou livro inédito (Minha Jornada com Shurastey/2022) que é lançado agora, e Zizo Asnis, colaborador e editor do livro, nos conta sobre essa obra e sua relação com o viajante e influenciador digital, tragicamente falecido junto com seu cachorro, Shurastey, num acidente com seu fusca nos EUA.
A programação completa está disponível no site do evento.
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
