Neusa Demartini autografa na Feira do Livro de Porto Alegre

Escritora retorna ao gênero romance para contar história de saúde mental, preconceitos e opressões

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reproduç
ão

Neusa Demartini autografa seu novo romance, O enigma por trás do muro, na sexta-feira, 11 de novembro, às 18h, na Praça de Autógrafos da 68ª Feira do Livro de Porto Alegre.

A história de Catarina, filha de imigrantes alemães, é contada com fragmentos e recortes de lembranças da neta Greta, a partir do que a própria avó e mãe lhe contaram. Desvenda os meandros do enigma que levou a avó à loucura, e a ser submetida a um tratamento cruel em suas passagens por Hospital Psiquiátrico de Porto Alegre, cujo mais eficaz tratamento no início do século XX era o choque elétrico. Catarina entrava e saia das crises, passando de um estado de grande lucidez a um estado de total mergulho interno, sem perder a sensibilidade e o que se passava ao seu redor.

A vida de Catarina transcorre do final do século XIX até metade do século XX, quando se dá mudanças radicais nos hábitos sociais, comportamentais e espirituais. Preconceitos raciais e religiosos, machismo e submissão ao lar e solidão das mulheres.

Sobre a autora
Neusa Demartini vem de uma carreira acadêmica na UFSM, UFRGS e PUCRS onde, como professora e pesquisadora, dedicou-se a escrever livros na Área da Comunicação Persuasiva. Aposentada iniciou novo ciclo na Literatura escrevendo, após os seus setenta anos, quatro romances de ficção. Desde jovem escrevia eventualmente histórias infantís e crônicas. Seus romances, publicados por editoras do Rio Grande do Sul, tiveram lançamentos na Feira do Livro de Porto Alegre: Vozes da ancestralidade, 2018; Quatro mulheres, 2019; Segredos da rua Mundo, 2021; O enigma por trás do muro, 2022.

O enigma por trás do muro
Neusa Demartini
82 p.
R$ 42
Editora Bestiário
Compre aqui

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário