Casa de Cultura recebe terceira edição do Porto Alegre Noir Pocket

Evento dedicado à literatura policial recebe A.Z. Cordenonsi, Rafael Scavone e Simone Saueressig

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reproduç
ão

Nesta sexta-feira, 25 de novembro, às 19h, o Quintana´s Bar, no mezanino da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, Porto Alegre/RS) recebe a terceira edição do Porto Alegre Noir Pocket: De Sherlock a Lupin – A Era Clássica do Crime por Vozes Brasileiras, um bate-papo com A.Z. Cordenonsi, Rafael Scavone e Simone Saueressig. Logo em seguida, o duo Strange Religion fará uma apresentação acústica.

Além de contribuir com a cena cultural da cidade, a versão pocket do Porto Alegre Noir busca ampliar o espectro temático do evento para outros públicos. Entre o final do século XIX e o início do século XX, surgiu aquela que é considerada como a primeira era de ouro da Literatura Policial. Nomes como o detetive Sherlock Holmes, criado por Arthur Conan Doyle, e o cavalheiro ladrão Arsene Lupin, criação de Maurice Leblanc, tornaram-se uma presença indelével no imaginário popular. Um século mais tarde, escritores brasileiros reinventaram personagens clássicos com um tempero todo especial. A terceira edição do evento pretende abordar essa curiosa vertente com os autores convidados.

Dedicado à literatura policial e ao cinema de inspiração noir, o Porto Alegre Noir tem por objetivo reverenciar um dos gêneros de literatura e cinema mais cultuados por fãs e admiradores de todas as idades. A entrada é gratuita.

Sobre os autores
Andre Zanki Cordenonsi é professor universitário, doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisador há quase vinte anos. Autor do universo Le Chevalier, onde já foram publicados dois quadrinhos, em parceria com o ilustrador Fred Rubim, além de um romance, Cordenonsi também é autor da série infantojuvenil Sherlock e os Aventureiros, que aborda a juventude de Sherlock Holmes, e a duologia Guanabara Real, em parceria com Enéias Tavares e Nikelen Witter.

Rafael Scavone começou a escrever histórias em quadrinhos em 2016. Desde lá, deu voz a personagens como Mulher-Maravilha, Batman (DC Comics) e Hit-Girl (Image Comics). Em 2017, ao lado de Rafael Albuquerque, adaptou o premiado conto de Neil Gaiman, Um Estudo em Esmeralda (Dark Horse Comics), que mistura Sherlock Holmes com o universo de H. P. Lovecraft. As suas obras mais recentes são Hidden Society (Dark Horse Comics), Funny Creek (Pipoca e Nanquim), Hailstone (DarkSide Books) e Risco (ComiXology). Rafael vive em Porto Alegre em meio a livros, músicas e amigos. Ele também é um dos fundadores do Stout Club, produtora gaúcha de histórias em quadrinhos originais.

Simone Saueressig é gaúcha. Estreou na Literatura em 1987 e atualmente tem vários títulos publicados no gênero do Fantástico brasileiro como A Noite da Grande Magia Branca (2007), A Estrela de Iemanjá (2009), e a coletânea Contos do Sul (2012). Também é autora da saga Os Sóis da América (2013-2014). Tem vários contos em diferentes antologias de gênero Fantástico como A ponte do igarapé (Multiverso Pulp: Horror), A mulher de pedra (reedição de Doutor Benignus), Carnavalito (Duendes), e trabalhos acessíveis gratuitamente na rede como Muiraquitã, O triângulo das águas e A sombra do sol. Em 2022 venceu o prêmio da Biblioteca Nacional, na categoria juvenil, com O jovem Arsène Lupin e a Dança Macabra.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário