Quatorze autores publicam narrativas breves no livro ‘F.A.C.A.S’; obra será lançada no dia 10
Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução
Reunindo contos de 14 autores (Ana Helena Rilho, Alfredo Aquino, Cleonice Bourscheid, Cristina Macedo, João Félix Soares Neto, Junia Nogueira de Sá, Luiz Carlos Vaz, Mariana Ianelli, Martim César, Monique Revillion, Nelson Porto, Paulo Rosa, Remo Inghilesi, Sylvia Centeno) sob organização de Alfredo Aquino, o livro F.A.C.A.S – Contos Escolhidos será lançado oficialmente no sábado, 10 de dezembro, a partir das 18h30, no La Vita è Bella (Rua Dona Leonor, 45 – Bairro Rio Branco – Porto Alegre/RS). Além dos autógrafos haverá o Sarau das Facas, às 21h, com Martim César e Banda Versão Brasileira.
A ideia do livro é inspirada em dois contos de escritores consagrados no formato: Jorge Luis Borges e Aldyr Garcia Schlee. O primeiro deles é um conto de Borges sobre a memória secreta de um pacto noturno, revelada somente após o desaparecimento físico de todos os signatários do acordo, com a exceção de quem o conta, em que duas facas de cuchilleros gauchos, adversários antigos que nunca se encontraram, adormecidas e remanescentes numa vitrine de um colecionador numa estância argentina, duelaram com destreza trágica, até o desfecho fatal, nas mãos de dois estudantes inexperientes, numa noite de lua cheia.
O outro conto é inédito, de um livro existente ainda não publicado de Schlee, Contos com Espelhos, contado oralmente pelo autor como sendo uma narrativa testemunhada por dois jornalistas numa madrugada após do fechamento de uma edição de jornal, num bistingo de má fama, o Bife Sujo, de boêmios e bebedores de cervejas, vinhos e aguardentes, na noite maldita em que o dono do estabelecimento foi esfaqueado entre as mesas do bar e morreu na frente dos jornalistas que bebiam apenas leite, transformando-se instantaneamente em notícia.
Foram convidados sete escritoras e sete escritores autores para desenvolverem seus contos com a temática das facas. Todos amigos e leitores do escritor Aldyr Garcia Schlee, rendendo um elo de homenagem a ele, tão premiado e reconhecido como escritor de linguagem de fronteiras. Para a seleção de contos, o organizador do livro Alfredo Aquino fala sobre o recorte adotado: “Aqui estão contos densos e originais, de imaginação rica, alguns mais poéticos, outros de viés policial, uns de profunda estrutura subjetiva e urdidura psicológica, alguns urbanos, de diferentes continentes, outros de teatro regional, de Campanha – femininos e masculinos; todos magistralmente escritos, algum humor, alguma leveza, melancolia e violência com sabor a sangue.”
A obra tem capa e fotografias de Elis Vasconcellos.

F.A.C.A.S – Contos Escolhidos
Org. Alfredo Aquino
112 p.
R$ 45
Edições Ardotempo
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
