Autor conduz leitores por um fascinante passeio pela história do pensamento científico de diversas áreas, culturas e tempos
Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução
O engenheiro-agrônomo e escritor Gilberto R. Cunha é um autor engajado em uma missão que, na era da mercantilização das pseudociências, revela-se excessivamente árdua: ampliar o acesso do público ao conhecimento e ao pensamento científicos. Com uma escrita bem-humorada e sedutora, Cunha reúne mais de cem crônicas em Ah! Essa estranha instituição chamada ciência: Borgelatria e outros ensaios — livro de 520 páginas que passeia, com desenvoltura, pela história das ciências universais, criando intersecções entre áreas de estudo como física, astronomia, literatura, computação e filosofia.
A busca do entendimento do que “é ciência” e do que “não é ciência” dá sustentação especial à primeira parte deste livro. Depois, na sequência, encontram-se textos dedicados a Jorge Luis Borges, um dos escritores canônicos mais lidos e citados pela comunidade científica mundial. E, fechando a obra, ensaios diversificados que, sem outras pretensões, buscam unir literatura e ciência no trato de questões afetas à humanidade, como bem exemplificam os textos dedicados à pandemia da Covid-19.
Com esta obra de fôlego, Cunha reforça sua posição como um escritor competente que carrega uma bagagem de leituras diversificadas, além de um contador de histórias engenhoso que parece divertir-se ao construir, com o uso das palavras, uma espécie de gabinete de maravilhas.
Sobre o autor
Gilberto R. Cunha é engenheiro-agrônomo e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Em 2001, ingressou na Academia Passo-Fundense de Letras e, em 2009, foi patrono da 23ª Feira do Livro de Passo Fundo. Foi Chefe-Geral da Embrapa Trigo, de 1º de março de 2006 a 5 de setembro de 2010. É autor da série de livros Meteorologia: Fatos & Mitos (1997, 2000 e 2003), Cientistas no Divã (2007), Galileu é meu pesadelo (2009) e A ciência como ela é… (2011). É presidente da Academia Passo-Fundense de Letras, gestão 2020-2022, colunista do jornal O Nacional desde 1995 e Editor-Chefe da revista cultural Água da Fonte e do periódico científico Agrometeoros.

Ah! Essa estranha instituição chamada ciência: Borgelatria e outros ensaios
Gilberto R. Cunha
520 p.
R$ 60
Edição do autor
Compre aqui
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
