Curso com Rubem Penz retorna no próximo mês com novidades, como desafios de escrita criativa a partir de música
Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre divulgação
A cada começo de ano retornam as altas temperaturas, a vontade de passar o Happy Hour com amigos e os programas culturais na cidade, como a oficina Santa Sede de Verão – em seu módulo intensivo de crônicas de botequim. Em 2023 há um chamamento especial para todos os cronistas que já escreveram livros ou estiveram à mesa: um módulo inédito denominado Musaico, com desafios de escrita criativa a partir de música. Outra novidade é o Apolinário estar de casa nova, na Alameda República (Rua da República, 552, Cidade Baixa – Porto Alegre/RS), e já prepara uma mesa sob medida para receber a literatura de botequim. Por fim, herança positiva da pandemia, nas segundas-feiras o módulo da Santa Sede de Verão seguirá existindo online, pela plataforma Google Meet.
Parte de roteiro cultural de Porto Alegre desde 2010, a Santa Sede – crônicas de botequim já editou 26 antologias entre suas Safras, livros Master Class e Spin-off, com centenas de oficinandos passando por sua mesa, possuindo um troféu Açorianos como Destaque Literário. Segundo Rubem Penz, idealizador e orientador, a máxima “encontre a sua turma” nunca foi tão urgente como agora: “Passamos por dois períodos de afastamento das pessoas, dois anos de pandemia e um ano eleitoral de polarização. Mais do que nunca, é necessário restabelecer laços em torno do que nos aproxima, e as atividades criativas com temas do cotidiano são uma boa pedida”.
O módulo intensivo da Santa Sede de Verão oferece turmas nas segundas, terças e quartas-feiras de janeiro, às 19h30 (segunda-feira online, terças e quartas presenciais) e as inscrições custam R$ 255. As informações complementares e as inscrições estão em contato@oficinasantasede.com.br e no WhatsApp (51) 99123-5540 com Rubem.
Oficinas ocorrem também em Canela
Também em janeiro, a edição serrana da Santa Sede ocorre em quatro encontros no Empório Canela (Rua Felisberto Soares, 258, na cidade de Canela), entre 9 e 30 de janeiro, sempre às segundas-feiras, a partir das 18h30. Entre os conteúdos abordados, estão introdução teórica aos diferentes estilos de crônica, estratégias para fluência, para a criação de títulos e desfechos e para a escrita com criatividade. Cada cronista produzirá três textos e todas as crônicas serão lidas e analisadas pela turma. As inscrições custam R$ 270, com direito a material, certificado e desconto para comes e bebes no Empório, e devem ser feitas pelo e-mail fernando.gomes.rs@gmail.com ou pelo telefone (54) 99192.6187.
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
