Sarau Libretos no Morro Santana

Editora promove evento cultural com poesia, música, leitura, debate e feira de livros na Biblioteca Comunitária Chocolatão, na Capital; Marcia do Canto, Nina Nicolaiewsky e Pâmela Amaro são algumas das confirmadas

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre foto de acervo pessoal/Luis Ferreirah

A Libretos Editora realiza neste sábado, 25 de março, a segunda edição do Sarau Libretos, que visa a democratização e a promoção da leitura em diferentes bairros de Porto Alegre. O evento cultural com poesia, música, leitura, feira de livros e debate acontece na Biblioteca Comunitária Chocolatão / Cirandar (Rua Mario Juarez de Oliveira, 261), no Morro Santana, das 10h às 18h. A entrada é franca.

Participam do Sarau Libretos: Marcia do Canto e Nina Nicolaiewsky, Fátima Farias, Chá Dafol, Guilherme Giugliani e Pâmela Amaro. Haverá transmissão em tempo real pelo Facebook/libretoseditora e pelo Youtube/Libretos100.

O projeto tem financiamento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio do Pró-cultura RS FAC Publicações (Fundo de Apoio à Cultura). A primeira edição ocorreu no Morro da Cruz, em novembro, e estão previstos, ainda, encontros no Centro Histórico, Vila Bom Jesus e Restinga.

Confira a programação abaixo.

11h30 – Marcia do Canto e Nina Nicolaiewsky
Uma apresentação divertida e sonora sobre o livro Acho chato e ponto, sobre um menino que não gostava de ler… Uma obra sobre a fase de letramento, quando se começa a aprender a ler e tudo é muito difícil. A atriz e autora do livro publicado pela Libretos Marcia do Canto fará uma contação com a participação especial da cantora e compositora Nina Nicolaiewsky.

14h – Fátima Farias
Poeta e escritora, Fátima apresenta, em pré-lançamento, Santas de Casa, seu livro de prosa poética sobre a temática negra. As memórias que acompanharam a autora durante a pandemia geraram esta obra cheia de infância e adolescência, das mulheres fortes que a cercaram e “do quintal lá de casa”.

15h – Chá Dafol
Bicicleta, violão, mochila e computador fazem companhia a esta artista andarilha. De suas vivências no Rio de Janeiro, lançou o livro de crônicas Como num romance, e desta vez vai dedilhar um instrumento, interpretar música brasileira (ela é francesa) e contar sobre um período já longo que está vivendo no Recife junto aos novos amigos do MST. Dirigiu o documentário Boca de Rua sobre o conhecido jornal alternativo porto-alegrense.

16h – Guilherme Giugliani
Fã dos Engenheiros do Hawaii e de Gabriel Garcia Márquez, Guilherme Giugliani escreveu a novela jovem Nossos sonhos são os mesmos, com o núcleo em três personagens amigos do colégio, que percorrem a cidade de Porto Alegre e as praias do Litoral Norte no tradicional fim de temporada, no março gaúcho. Entre letras e livros, Guiga, Gegê e Laura atravessam juntos os momentos delicados de uma adolescência fazendo de conta “que o mundo não está caindo”.

17h – Pâmela Amaro
Atriz, cantora, compositora, musicista e arte-educadora. E agora também escritora. Pâmela está preparando um livro com as letras que compõe para suas músicas e vai falar sobre sua trajetória que permeia o ativismo negro através da música, do teatro e da literatura. É co-fundadora do Sarau Sopapo Poético (RS), importante movimento de difusão da literatura negro-brasileira. Seu álbum de estreia, Samba às Avessas, foi lançado em abril de 2022 e o filme Pâmela Amaro: Samba às Avessas, ambos patrocinados pela Natura Musical, estão disponíveis em todas as plataformas.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário