Projeto cultural já garantiu a entrega de mais de 10 mil livros na capital gaúcha e busca patrocínio para dobrar esse número
Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre divulgação
O ano de 2023 promete incentivar novos leitores gaúchos. Com produção do Grupo Consultoria Empresarial, com financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura, realização do Ministério da Cultura e Governo Federal, o Biblioteca Porto Alegre 250 anos é uma iniciativa que visa atualizar os acervos de livros da cidade com prioridade às escolas municipais. Parte do hub de projetos Nossa Biblioteca, que já entregou mais de 72 mil livros pelo país, o Biblioteca Porto Alegre 250 anos é uma celebração do aniversário da capital promovendo a cultura e a educação.
A iniciativa prevê o envio de acervos, contendo 200 livros cada, para 100 bibliotecas, totalizando a distribuição de 20.000 livros. Através do financiamento via Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio das empresas Girando Sol, PanFácil, Renner e Hermann SA., TK Elevator, Unifértil e na pessoa física Antonio Saraiva, foi viabilizada a entrega de 5 mil livros em 2022, período que marcou o aniversário de 250 anos de Porto Alegre. Projetando o ano de 2023, Dimed/Panvel, Docol, Vipal, Banco DLL e, na pessoa física, Liliamar Pestana Gomes, já garantiram o envio de mais 5.200 livros, que serão distribuídos em bibliotecas escolares e comunitárias da capital gaúcha.

Segundo Adriane Laste, idealizadora do hub Nossa Biblioteca, coordenadora geral do projeto Biblioteca Porto Alegre 250 anos e responsável pelo relacionamento institucional com os patrocinadores, os esforços para conseguir mais empresas interessadas no projeto são sempre recompensados no final: “em cada entrega realizada, ver a alegria das crianças escolhendo vários livros, todas ansiosas pela leitura, mostra que o nosso trabalho vale a pena”, conta Adriane. “O aniversário de Porto Alegre já passou, mas a nossa dedicação em finalizar a entrega de 20 mil livros para a cidade continua”, diz a idealizadora.
O trabalho vai além do envio de livros e conta com especialistas em todas as áreas, incluindo a curadoria do arquiteto e jornalista Ivan Pinheiro Machado, criador da coleção de livros de bolso e que atua hoje como editor e livreiro. Cada acervo é composto por aproximadamente 80% dos escritores gaúchos e é pensado de acordo com a entidade que vai receber a biblioteca. Entre os escolhidos estão leituras oficiais de Ensino Fundamental e Ensino Médio, leituras obrigatórias e recomendadas para vestibulares e os livros destinados ao EJA (Educação de Jovens Adultos).
O Biblioteca Porto Alegre 250 anos, além da renovação dos acervos também conta com eventos culturais. Dois momentos de contação de histórias para as crianças já foram realizados e uma nova ação ocorre nesta quinta, 30 de março, às 9h, na EMEF Wenceslau Fontoura (Rua Irmã Inês Faveiro, nº 1, bairro Mario Quintana) com a participação de Paula Taitelbaum. As contações disponibilizam os recursos de LIBRAS e audiodescrição caso os locais tenham alunos e/ou professores surdos, cegos ou baixa visão.
Este projeto está sendo executado através do financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura e tem a realização do Ministério da Cultura, Governo Federal.
Conheça mais sobre o projeto Biblioteca Porto Alegre 250 Anos no site oficial.
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
