HQ de super-herói queer faz releitura de contos de fadas

Personagem Kid Princesa, criado por quadrinista gaúcho Adri A., é um spin-off da série em quadrinhos ‘Cara-Unicórnio’

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Era uma vez um adolescente em fantasia de princesa que enfrentava monstros e vilões e não levava desaforo para casa. Kid Princesa era o ajudante mirim de um super-herói chamado Cara-Unicórnio, o qual estreou em publicação impressa no ano de 2018. A personalidade carismática do sidekick (como são chamados os personagens coadjuvantes dos super-heróis) e a boa receptividade junto aos leitores da série Cara-Unicórnio foram um indício para o seu criador, o quadrinista gaúcho Adri A., perceber o potencial para Kid Princesa protagonizar sua própria narrativa. Assim nasceu a HQ Kid Princesa – O Beijo Mágico, publicação que está atualmente em campanha pelo Catarse.

Na história, o protagonista se vê diante do mistério do desaparecimento de jovens LGBTQ+ que mais tarde ressurgem na forma de sapos gigantes. “Criar esse spin-off é uma forma de ampliar o universo do Cara-Unicórnio e do hall de super-heróis queer nacionais. Este personagem me permite abordar temáticas de diversidade em um tom diferente do usado nas HQs do Cara-Unicórnio e de explorar outras referências: além do universo dos super-heróis, Kid Princesa  tem o conto de fadas A Princesa e o Sapo como inspiração”, revela o autor.

Imagens: reprodução

Kid Princesa – O Beijo Mágico é uma história fantástica com aventura, mistério, magia, humor e terror. “O fantástico, o humor e o terror são marcas presentes nas minhas obras e também estão presentes nesse trabalho”, explica Adri A. que, como na série Cara-Unicórnio, é autor de todas as artes, do roteiro e da edição.

A opção pela publicação independente via campanha de financiamento coletivo é sustentada pelo sucesso das campanhas anteriores que viabilizaram as edições de Cara-Unicórnio. “O crowdfunding se tornou um grande viabilizador da produção de quadrinho nacional”, defende o autor. “Para a minha produção foi essencial, pois os gibis de Cara-Unicórnio só se materializaram em função das campanhas de crowdfunding”, diz, revelando que o terceiro volume do Cara-Unicórnio também está previsto para ocorrer via financiamento coletivo, em um futuro próximo.

Por ora, a HQ que marca a estreia solo do Kid Princesa, um personagem arguto, divertido e corajosamente queer, segue em campanha até o dia 2 de junho de 2023, em categorias de contribuição que iniciam em R$ 30 com diversas recompensas. Confira aqui: https://www.catarse.me/kidprincesa.

Sobre o autor
Adri A. mora no Rio Grande do Sul, é ilustrador e quadrinista. Começou publicando tirinhas e histórias ilustradas nas redes sociais e em fanzines editados por ele mesmo. Com o passar do tempo foi crescendo no autor a importância de abordar a diversidade e temas LGBTQIAPN+ nas suas produções; a criação do CARA-UNICÓRNIO é resultado desse processo. Desde o seu lançamento como webcomic em 2016, a HQ já ganhou dois livros impressos, CARA-UNICÓRNIO – VOL. 1 e VOL. 2, e dois gibis, CARA-UNICÓRNIO – CAPÍTULO 09 e CARA-UNICÓRNIO – CAPÍTULO 10, lançados respectivamente em 2018, 2021 e 2022, todos publicados graças a campanhas de catarse bem sucedidas. CARA-UNICÓRNIO – VOL. 1 também chegou a concorrer ao maior prêmio do quadrinho nacional, o Troféu HQ Mix, na categoria publicação de humor.

Kid Princesa – O Beijo Mágico
Adri A.
32 p.
Apoiar aqui

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário