Obra infantil da psicanalista Bibiana Malgarim aborda a diversidade das composições familiares, entre outros assuntos
Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre divulgação
O novo livro da psicanalista e escritora Bibiana Malgarim apresenta uma especial configuração familiar composta pela Raposa, pelo Galo e pelo filhote de carrapato chamado Miquim. Pequenino no tamanho, o personagem é imenso em suas reflexões e na busca pelo seu lugar no mundo. Na obra, esse micuim vivencia uma intensa jornada para dentro de si.

A aventura, cheia de descobertas, toca em questões importantes a serem tratadas com as crianças: sentimento de inadequação, identidade, gênero, dores do crescimento, adoção, novas figuras parentais e autoimagem. As coloridas aquarelas da ilustradora Milla Scramignon destacam ainda mais a delicadeza da maneira como os temas são abordados ao longo dessa fábula tão contemporânea.
“Construir a sensação de habitar o próprio corpo, saber quem é, sentir-se seguro e amado para explorar o mundo são todas tarefas típicas do desenvolvimento de qualquer filhote humano. Aqui, temos um micuim que, brincando com a metáfora do tamanho, nos convida a lembrar a dimensão do desafio que é se tornar dono de si”, diz Bibiana Malgarim.

Miquim, o livro, já está disponível pelo site da Editora Cambucá. A obra será lançada oficialmente no dia 6 de maio, das 15h às 18h, no Quintana’s Bar na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre/RS).
Sobre a autora
Bibiana Malgarim é psicóloga e psicanalista, especialista em crianças e adolescentes. No trabalho, escuta histórias reais de miúdas e miúdos, junto às suas famílias. Quando pequena, queria ser médica, escritora e arqueóloga. Tornou-se um pouco de tudo quando escolheu ser uma “doutora da brincadeira e da palavra”, como certa vez foi apresentada por um miúdo. É autora do blog Conversa de Gente Miúda e de livros técnicos. Em 2021, publicou O menino que grande queria ser pequeno (Editora Raiz), seu primeiro livro para o público infantojuvenil.
Sobre a ilustradora
Milla Scramignon passou a infância, nos anos 1980, em sua terra natal, Miracema, interior do Rio de Janeiro. Naquela época, quando ainda estava muito distante do mundo digital, tinha a observação como seu combustível. Assim, a ilustração passou a estar presente em seu tempo livre. Formada em Design Gráfico, hoje, além das ilustrações para o público infantojuvenil, também se dedica ao Urban Sketch (desenho urbano), quando consegue encher os olhos e relatar o cotidiano das pessoas por meio de ilustrações.

Miquim
Bibiana Malgarim; ils. Milla Scramignon
48 p.
Editora Cambucá
R$ 55
Compre aqui
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
