Ronald Augusto abre inscrições para curso online que inicia no dia 23 de maio
Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre divulgação
Estão abertas as inscrições para o primeiro módulo do curso Lendo escritores negros além da denúncia antirracista, com Ronald Augusto. A atividade, que ocorrerá de forma online, inicia no dia 23 de maio e será dividia em quatro tópicos: Literatura negra e/ou afrobrasileira: a assunção do conceito; transnegressão poética: as ideias estético-políticas de Arnaldo Xavier; a participação no sistema literário; vozes contemporâneas além das margens do conceito. Serão quatro encontros de 1h30 cada.
O curso tem por objetivo estabelecer critérios de leitura mais amplos relativamente aos textos literários levados a efeito por pessoas negras. Neste sentido, o foco recairá sobre aquelas criações poéticas que não se conformam ao modelo conceitual da literatura negra ou afrobrasileira. Isto é, o cardápio de textos analisados no curso, em alguma medida, servirá para – e em benefício do diálogo – pôr em xeque o próprio conceito de literatura negra ampliando assim o seu escopo. Entre as referências bibliográficas estão obras de Aimé Césaire, Toni Morrison, Luiz Maurício Azevedo, Eliane Marques, Oliveira Silveira e do próprio Ronald Augusto, entre outros nomes.
As inscrições realizadas até o dia 15 de maio custam R$ 350 e R$ 400 até o dia 22, e devem ser feitas pelo WhatsApp 51 999480569 ou pelo e-mail dacostara@gmail.com.
Sobre o professor
Ronald Augusto é poeta, crítico de poesia, ensaísta. Graduado em Filosofia pela UFRGS e Mestre em Letras na mesma instituição. As principais temáticas presentes em seu repertório intelectual referem-se à poesia contemporânea e à vertente negra na literatura brasileira. Atualmente Ronald Augusto realiza palestras e oficinas/cursos abordando assuntos como música, poéticas contemporâneas, literatura negra e poesia visual. Entre 2007 e 2012 manteve ao lado do poeta Ronaldo Machado a Editora Éblis, voltada para a poesia. De 2009 a 2013 foi editor associado do website sibila.com.br. Tem colaborações (resenhas e artigos de cultura e arte) nos cadernos Cultura do Diário Catarinense, Segundo Caderno do Correio do Povo e Cultura do jornal Zero Hora. Publicou, entre outros, Homem ao Rubro (1983), Puya (1987), Kânhamo (1987), Vá de Valha (1992), Confissões Aplicadas (2004), No Assoalho Duro (2007), Cair de Costas (2012), Oliveira Silveira: poesia reunida (2012) que concorreu ao Açorianos daquele ano na categoria Prêmio Especial, Decupagens Assim (2012), Empresto do Visitante (2013), À Ipásia que o espera (2016), Entre uma praia e outra (2018), Prêmio Minuano de Literatura como melhor livro de poesia, O leitor desobediente (2019), Tornaviagem (2020), A contragosto do solo (2020), e Crítica parcial (2022). Colunista do site Sul21. Dá expediente no blog www.poesia-pau.blogspot.com.
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
