Primeiro livro de contos de Gean Paulo Naue reúne histórias sobre crianças às voltas com os desafios do amadurecimento
Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre divulgação
As crianças são as protagonistas nos onze contos de Menores que o céu, primeiro livro de narrativas curtas de Gean Paulo Naue. São personagens na faixa dos seis aos doze anos que vivem longe dos grandes centros urbanos e, por isso, interagem com animais e florestas que, no mundo dos adultos, são tão secundários quanto as próprias crianças. A obra já está disponível pelo site da Editora Urutau por R$ 52.
Nas histórias, as crianças precisam lidar com perdas e ganhos que mesmo na vida adulta são difíceis, como explica o autor. “Eu quis dar a entender que a própria vida, muitas vezes, força as crianças a deixarem de ser infantis e pede delas decisões muito maduras. O fio condutor dos contos são suas atitudes. Mesmo vistas como ‘inexperientes’, elas têm os melhores entendimentos de tudo enquanto vivem em um mundo feito por adultos e para os adultos”, destaca. Com narrativas ficcionais realistas e fantásticas, o autor venâncio-airense toca em pautas sensíveis, como o bullying na época da escola, o racismo, a pedofilia, o machismo, o desenvolvimento da sexualidade e a descoberta de configurações de uma vida adulta.
Como todas as histórias se passam em ambientes rurais, existem muitas imagens ao longo do livro: o rio, a ponte abandonada, as árvores, as estradas de terra, a pequena escola, as lavouras e os animais, vistos pela maioria dos adultos como tão menores quanto as próprias crianças.
“Gean Paulo Naue nos emociona com narrativas tenras que encantam em seus mínimos detalhes, falando de infância e de juventude. Dominando as técnicas da escrita do conto, flanando entre os narradores em primeira e terceira pessoa, Naue nos presenteia com um mundo real (cheio de cores, sons, sensações várias), flertando com o maravilhoso cotidiano (que é, também, parte do mesmo real). São histórias delicadas, bem contadas”, escreve Rafael Bassi sobre a obra.
Sobre o autor
Gean Paulo Naue nasceu em 1993 em Venâncio Aires/RS, onde mora. Publicou contos nas antologias E se? (editora Metamorfose) e O resto é tempo (editora Taverna) e tem um livro solo de crônicas publicado em 2019 chamado Não tô preparado para viver (editora Metamorfose). Participou de oficinas de criação literária com Marcelino Freire, Emir Rossoni, Pedro Gonzaga, Leila de Souza Teixeira e com destaque à oficina de criação literária da PUCRS ministrada pelo escritor Luiz Antonio de Assis Brasil. Gean tem graduação em Publicidade e Propaganda, pós-graduação (lato sensu) em Educação e Formação Pedagógica. Atualmente é redator publicitário em agência de publicidade. Participa ativamente de eventos literários na região. Menores que o céu é o seu primeiro livro de contos.

Menores que o céu
Gean Paulo Naue
124 p.
Editora Urutau
R$ 52
Compre aqui
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
