Os três romances da premiada escritora catalã serão publicados pela editora a partir de março de 2024
Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre foto David Ruano
A Editora Dublinense fechou na semana passada, durante o Salão Internacional do Livro de Turim, na Itália, a compra dos direitos para publicação no Brasil de três romances de Eva Baltasar, escritora catalã finalista do International Booker Prize 2023: Boulder, Mamut e Permafrost. O primeiro, Boulder, tem lançamento previsto para março de 2024 pela casa editorial de Porto Alegre.
Saiba mais sobre a obra
A protagonista de Boulder ganha a vida como cozinheira em um antigo navio mercante. É a situação perfeita: solidão em uma cabine, o oceano, algumas paradas em portos para encontrar mulheres e horas para enfrentar o vazio e sentir a força da provisoriedade. Até que um dia uma destas mulheres consegue que ela saia do mar para construir uma vida doméstica entre quatro paredes do outro lado do mundo, na Islândia. As questões que se seguem são inquietantes. O que a maternidade pode fazer com a mulher que você conheceu em um bar na Patagônia? E o que essa nova vida pode fazer com um animal selvagem enjaulado em uma casa em Reykjavik? Tudo pode mudar, menos seu apelido, Boulder: aquelas enormes rochas isoladas no meio da paisagem, expostas a tudo sem que ninguém saiba de onde vieram ou por que estão ali.
Sobre a autora
Eva Baltasar (Barcelona, 26 de agosto de 1978) é poeta e escritora. Publicou dez coletâneas de poemas, todas premiadas. Em 2018, estreou na narrativa com Permafrost, romance vencedor do Premi Llibreter e com direitos de tradução vendidos em seis idiomas e que encabeça um tríptico onde a autora explora na primeira pessoa a voz de três mulheres diferentes que vivem as contradições do seu tempo. Em 2020 publicou Boulder, romance finalista do International Booker Prize 2023 e que ganhou o prêmio Òmnium de Melhor Romance do Ano 2020, e o maior sucesso da autora, vendido para mais de uma dezena de países. Em 2022, seu terceiro romance, Mamut, foi publicado.
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
