Sob curadoria de Nanni Rios, três autores inauguram linha editorial voltada à autoria de escritores LGBTQIA+
Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução
O Instituto Estadual do Livro (IEL) realiza no dia 29 de junho, às 19h, no Teatro Carlos Carvalho da Casa de Cultura Mario Quintana (R. dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre/RS), o lançamento da coleção (Di)Verse, composta pelos livros Sou, de Agnes Mariá; Lunática, de Natália Pagot; e Se eu fosse uma festa, de Pedro Cassel. Na ocasião, haverá um bate-papo com os autores das obras, mediado por Nanni Rios, curadora da coleção, seguido por sessão de autógrafos.
Os três títulos são obras de poesia, sendo os livros de estreia de Agnes Mariá e Natália Pagot, e o segundo livro de Pedro Cassel. Nas palavras do prefácio da curadora, os escritores “têm suas próprias dicções, baseadas em suas vivências diversas, referências plurais e oportunidades díspares. Celebramos, sim, com muito orgulho, a existência de uma coleção que dá visibilidade à produção literária de autores e autoras LGBTQIA+”.
Sobre os autores
Agnes Mariá é filha de Silvia Regina e neta de Dona Vilma, é ativista, escritora, educadora, bailarina e atriz. Nasceu em Porto Alegre, e é uma das idealizadoras da iniciativa cultural CURA. Foi campeã nacional de Slam em duplas (2018). Recebeu o troféu Arte em Movimento como artista revelação e foi vice-campeã da Festival Literário das Periferias (FLUP), no qual representou o RS duas vezes consecutivas. Criadora do Slam Aquilombaí, primeiro competição de poesía afrocentrada do RS
Natália Pagot é gaúcha, Mestra em Educação (2022) e Licenciada em Ciências Biológicas (2019) pela UFRGS. Poeta, educadora e produtora, recebeu o prêmio Luiza Bairros – Destaque em Ações Afirmativas, no Salão de Ensino da UFRGS (2017). Integrou o coletivo Poetas Vivos, em que foi organizadora das antologias Vozes da revolução (2019) e Nós versos de liberdade e melanina (2021). Em 2020, foi representante do sul do país no Slam Cuír organizado pela Festa Literária das Periferias (FLUP).
Pedro Cassel é cantor, compositor e poeta. Lançou o livro de poemas Kiwi (Garupa, 2021) e os álbuns Abrir (2020) e Boca Braba (2022). Nasceu em Florianópolis, cresceu em Porto Alegre e atualmente vive em São Paulo. Trabalha dando aulas de canto e oficinas de escrita.
Sobre a curadora
Nanni Rios é jornalista, produtora cultural e livreira na Livraria Baleia, em Porto Alegre, onde assina a curadoria de livros e atividades com foco nas literaturas de autoria feminista e antirracista e nas temáticas de gênero, sexualidade e direitos humanos.
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
