Escritoras contam em livro história de ícone do jornalismo gaúcho

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre foto de divulgação

.

O livro O Encantador de Pessoas destaca a trajetória do jornalista gaúcho Marques Leonam Borges da Cunha, ex-professor de Redação Jornalística da Famecos/PUCRS e ex-repórter especial da extinta Folha da Tarde. Está à venda na banca da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) – perto do Bistrô do Margs – durante a 65ª Feira do Livro de Porto Alegre, que ocorre até o dia 17 de novembro na Praça da Alfândega, Centro Histórico.

Uma iniciativa independente das jornalistas Ana Paula Acauan e Magda Achutti, suas ex-alunas, a obra homenageia o formador de gerações que primam pelo bom texto, fruto de uma apuração ética e rigorosa com a verdade. Um ícone do jornalismo gaúcho que deixou não só uma marca de profundo conhecimento em todos que tiveram o privilégio de serem seus alunos, mas também de afeto e grande admiração. 

Marques Leonam dedicou a maior parte dos 12 anos que atuou na Folha da Tarde, veículo da Companhia Jornalística Caldas Jr. que circulou de 1936 a 1984, a grandes reportagens que lhe renderam destaques e prêmios. Em 1982, ingressou na universidade como professor de Redação Jornalística, disciplina que ministrou por 33 anos. Criou o Estágio em Aprofundamento de Texto, trabalhando a grande reportagem em sala de aula. Aposentou-se em 2015, deixando uma legião de discípulos na faculdade e pelas redações Brasil afora. Em 2016, recebeu da PUCRS o título de Professor Emérito, antes concedido apenas aos representantes da Famecos Alberto André e Antoninho Gonzalez.

O prefácio é da repórter e escritora premiada Eliane Brum. A foto de capa é de Bruno Todeschini. A contracapa conta com ilustração de Santiago. A obra tem apoio da CMPC Celulose Riograndense e da ARI.

Sobre as autoras
Ana Paula Acauan e Magda Achutti são jornalistas e já atuaram em veículos de imprensa e assessorias. Ana Paula é mestre em Comunicação Social, estudante de Letras Português e participou de antologia de contos resultado da Oficina Criação Literária de Luiz Antonio de Assis Brasil. Com Carlos Urbim e Lucia Porto, Magda lançou Rio Grande do Sul – Um Século de História, volumes 1 e 2, Prêmio Açorianos de Literatura Adulta e Infantil 2000.

O Encantador de Pessoas: lições de jornalismo do mestre Marques Leonam
Biografia
Ana Paula Acauan e Magda Achutti
160 p.
15 x 21 cm
978-85-924792-0-6
R$ 40 (R$ 32 durante a Feira do Livro)
Edição do Autor
www.facebook.com/mestremarquesleonam/
mestremarquesleonam@gmail.com

.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s