Ronald Augusto oferece atividade no dia 6 de julho, em modo presencial ou online
Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre divulgação
Estão abertas as inscrições para a aula Literatura negra contemporânea comentada: cinco textos obrigatórios, que Ronald Augusto oferece no dia 6 de julho, das 19h30 às 21h, em modo presencial — com inscrições a R$ 110 — ou online — R$ 60.
A proposta da atividade é apresentar os conteúdos estéticos e de sentido de algumas obras fundadoras da vertente negra da literatura brasileira. Será analisada a variedade de modos como escritoras e escritores negros transfiguram e transfiguraram em seus textos as tensões raciais presentes na sociedade brasileira. Entre os textos comentados, estão A origem dos outros – seis ensaios sobre racismo e literatura, de Toni Morrison; 30 poemas de um negro brasileiro, de Oswaldo de Camargo; Oliveira Silveira: obra reunida (poesia), de Oliveira Silveira; O avesso da pele, de Jefferson Tenório, e Louças de família, de Eliane Marques.
Outras informações e inscrições, neste site.
Sobre o professor
Ronald Augusto é poeta, crítico de poesia, ensaísta. Graduado em Filosofia pela UFRGS e Mestre em Letras na mesma instituição. As principais temáticas presentes em seu repertório intelectual referem-se à poesia contemporânea e à vertente negra na literatura brasileira. Atualmente Ronald Augusto realiza palestras e oficinas/cursos abordando assuntos como música, poéticas contemporâneas, literatura negra e poesia visual. Entre 2007 e 2012 manteve ao lado do poeta Ronaldo Machado a Editora Éblis, voltada para a poesia. De 2009 a 2013 foi editor associado do website sibila.com.br. Tem colaborações (resenhas e artigos de cultura e arte) nos cadernos Cultura do Diário Catarinense, Segundo Caderno do Correio do Povo e Cultura do jornal Zero Hora. Publicou, entre outros, Homem ao Rubro (1983), Puya (1987), Kânhamo (1987), Vá de Valha (1992), Confissões Aplicadas (2004), No Assoalho Duro (2007), Cair de Costas (2012), Oliveira Silveira: poesia reunida (2012) que concorreu ao Açorianos daquele ano na categoria Prêmio Especial, Decupagens Assim (2012), Empresto do Visitante (2013), À Ipásia que o espera (2016), Entre uma praia e outra (2018), Prêmio Minuano de Literatura como melhor livro de poesia, O leitor desobediente (2019), Tornaviagem (2020), A contragosto do solo (2020), e Crítica parcial (2022). Colunista do site Sul21. Dá expediente no blog www.poesia-pau.blogspot.com.
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
