Eduardo Dorneles conta a jornada histórica de cidade do Vale do Taquari em novo livro

Obra transita pelo passado de Santa Clara do Sul, da colonização germânica no século XIX ao processo de emancipação no início dos anos 1990

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre foto de Aldo Lopes

Passado, presente e futuro ligados a uma cultura de pertencimento e representatividade. Essa é a essência do livro Nós não estamos sozinhos – História de fé e luta de Santa Clara do Sul, do jornalista Eduardo Dorneles, que conta a trajetória do município do Vale do Taquari emancipado há 31 anos.

Segundo Dorneles, a obra parte da colonização germânica da região ainda no século 19, visita momentos históricos, como o combate vitorioso dos colonos contra os maragatos na Revolução Federalista, e detalha o importante processo de emancipação no início dos anos 1990. “Além disso, o livro não tem receio de tocar em pontos que geralmente uma narrativa coletiva, ainda mais de comunidades com tradições tão fortes, prefere evitar. Por exemplo, o passado da relação dos imigrantes germânicos no Vale do Taquari com pessoas escravizadas”, explica.

Para conduzir o leitor por esse trajeto, Dorneles confabula a partir de personagens centrais na história de Santa Clara do Sul, do Vale do Taquari e de outras regiões. O objetivo é imaginar como essas pessoas, algumas com poucos registros documentais, colaboraram para o desenvolvimento da cidade. “A escolha foi por explorar o potencial da literatura e envolver o leitor. Para isso, a obra conta com um narrador e parte da jornada é compreender quem ele é”, conta.

A obra teve colaboração direta de Patrícia Schneider, Neli Galarce Machado e Marcos Rogério Kreutz, pesquisadores do Centro de Memória, Documentação e Pesquisa da Univates. Idealizado pela administração municipal com o patrocínio da Sicredi Integração RS/MG, a obra foi desenvolvida por Dorneles em parceria com o Alfa – Estúdio de Conteúdo e Estratégia.

Segundo Sérgio Sant’Anna, diretor do Alfa, a trajetória da comunidade de Santa Clara do Sul proporcionou aos pesquisadores um rico material cultural, que inspirou Dorneles a uma narrativa por vezes eloquente, por vezes sensível e emocionante. “Nós não estamos sozinhos desvenda percursos pouco explorados na história do Rio Grande do Sul e ainda nos entrega uma rara abordagem literária, com o narrador situado em um ponto de luz ético e espiritual”, conclui.

Sobre o autor
Eduardo Dorneles é de Porto Alegre e jornalista formado pela Universidade Luterana do Brasil. Já foi premiado por produções e coberturas especiais, como o Prêmio Ari-Banrisul de Jornalismo 2017, na categoria Jornalismo Universitário Web, e o Prêmio de Jornalismo da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul 2018. Em 2020, publicou seu primeiro trabalho inteiramente ficcional, o conto A redenção entre os joelhos, no livro Quarentenas: textos de uma quarentena criativa, da editora Palavra Bordada. Através da plataforma Amazon Kindle, publicou também os contos Dois sub-homens e um youtuber, Eu não gosto de pornô e Ninguém sente como sentia com 18 anos.

Nós não estamos sozinhos – História de fé e luta de Santa Clara do Sul
Eduardo Dornelles
260 p.
Alfa – Estúdio de Conteúdo e Estratégia

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário