Médico gaúcho conversa com leitores na cidade de Oeiras no dia 22 de julho
Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução
O médico e escritor gaúcho André Islabão, natural de Pelotas, lança seus dois livros em Portugal, na cidade de Oeiras, a 12 quilômetros de Lisboa, no dia 22 de julho e conversa com o público a partir das 16h30 na Livraria Gatafunho, localizada no Largo 5 de Outubro, 9-10.
Os livros de André Islabão – O Risco de Cair é Voar – Mors certa, hora incerta (Ballejo Cultura e Comunicação, 2022) e Entre a estatística e a medicina da alma – Ensaios não controlados do Dr. Pirro (Pubblicato Editora, 2019) contribuem para restabelecer a relação médico-paciente e humanizar as consultas e as internações hospitalares, além de propor uma reflexão profunda sobre a morte. O autor fala sobre saúde pública e sobre o futuro da medicina, questionando os interesses meramente econômicos e as novas tecnologias, como os aplicativos e dispositivos de saúde online, a impessoalidade das estatísticas e a telemedicina que contribuem para aumentar o distanciamento entre médico e paciente. Questiona ainda os exageros da indústria farmacêutica e alerta para os efeitos colaterais do excesso de medicamentos, de exames nem sempre recomendáveis e fala com sabedoria e naturalidade sobre a morte.
Segundo André, “O posicionamento exposto nos livros não significam negar os avanços reais da medicina contemporânea, mas reconhecer os excessos. É necessário mudar o rumo, reaproximar médico e paciente e tornar essa relação mais humana, confiando menos na estatística e mais na medicina da alma”.
Sobre o autor
André Islabão nasceu em Pelotas/RS em 29 de setembro de 1971. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Reside desde 1992 em Porto Alegre/RS, onde trabalha. É “médico, mas também pai, músico, tradutor, compositor, artista e escritor” – como se define. Decidido a tentar reduzir o abismo crescente entre a medicina moderna e uma visão mais holística do ser humano, acredita que a saúde da alma é tão importante quanto a saúde do corpo. E foi pensando nisso que começou a escrever livros e artigos, compartilhando suas ideias. Juntou o piano a suas ferramentas terapêuticas e passou a levar um pouco de alegria em forma de música a algumas casas geriátricas da cidade.

O Risco de Cair é Voar – Mors certa, hora incerta
André Islabão
160 p.
R$ 49,90
Ballejo Cultura e Comunicação

Entre a estatística e a medicina da alma – Ensaios não controlados do Dr. Pirro
André Islabão
236 p.
R$ 60
Pubblicato Editora
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
