Arquipélago publica crônicas de Rodrigo Casarin

Colunista de literatura do UOL estreia em livro com ‘A biblioteca no fim do túnel’

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre foto de Andréia Casarin

O jornalista Rodrigo Casarin lança no próximo mês seu primeiro livro, A biblioteca no fim do túnel. O volume reúne 55 crônicas sobre o universo literário, percorrendo uma extensa e variada biblioteca onde a literatura está próxima do cotidiano e da sociedade, entrelaçada às pequenas e grandes inquietações humanas e à imprescindível busca por prazer. Dividido em três partes, o livro conta com textos inéditos do autor nas aberturas de cada seção e tem orelha assinada pela crítica literária Maria Esther Maciel. A obra está em pré-venda com valor especial pelo site da Arquipélago Editorial até o dia 10 de agosto e deve chegar às livrarias nas semanas seguintes.

Com a intimidade de quem dedica a vida a escrever sobre livros, Casarin narra com bom humor e sem rodeios suas próprias experiências como leitor: as numerosas tentativas para vencer Cem anos de solidão, a relação afetiva com o Menino Maluquinho, a busca por tesouros escondidos nos sebos, a simbologia de Dom Quixote em sua vida pessoal. Nas prateleiras dessa biblioteca estão clássicos, contemporâneos e quadrinhos, literatura brasileira e estrangeira, leituras inesquecíveis, incômodas ou empacadas. Convocando nomes como Umberto Eco, Carolina Maria de Jesus, Clarice Lispector e Murilo Rubião, o autor também projeta a partir dos livros um olhar sobre o mundo. Os textos da coletânea foram originalmente publicados na coluna Página Cinco do UOL, nos jornais Rascunho e Cândido e na antiga editoria de entretenimento do UOL.

Sobre o autor
Rodrigo Casarin, nascido em 1987, é jornalista especializado em literatura. Desde 2015 edita a Página Cinco, coluna de livros no UOL que lhe rendeu o Prêmio IPL de 2019 na categoria Mídia. Hoje, o projeto se desdobra em um podcast de entrevistas e em uma newsletter. Foi jurado do Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa e do Prêmio Jabuti, do qual também integrou o Conselho Curador em 2022. Vive em São Paulo.

A biblioteca no fim do túnel
Rodrigo Casarin
R$ 59,90
Arquipélago Editorial
Comprar aqui

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário