Oficinas gratuitas marcam o lançamento da Revista Marcela

Atividades gratuitas ocorrem entre 9 e 12 de agosto, de forma online

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

No início de agosto, acontecem três oficinas gratuitas para marcar o lançamento da Revista Marcela, uma revista literária que em sua primeira edição publica autores da pampa gaúcha. Entre as atividades programas estão escrita e leitura de poesia, além de uma roda de conversa, e as oficinas serão ministradas pelos editores da revista Ézio Sauco, Giana Guterres e Samanta Bergmam. As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail casaespacodecriacao@gmail.com ou por este formulário. A Revista Marcela já está disponível para leitura neste site.

As atividades acontecem de forma online entre 9 e 12 de agosto, em horários diversos. O link de acesso será enviado um dia antes aos inscritos e haverá certificação após a realização das atividades mediante manifestação de interesse.

A primeira oficina abordará a escrita de poesia com o título de Plantar a palavra na terra indomável, ministrada pela escritora Giana Guterres. Em seguida, o mestre em Estudos Literários e estudante de Teatro Ézio Sauco realiza uma oficina de leitura de poesia, intitulada Ler um poema como
se lavra a terra antes da colheita
. Por fim, ocorre uma roda de conversa com a pesquisadora e ilustradora Samanta Bergmam intitulada Escreviver e potencializar: a história da autoria feminina ao longo dos anos.

Saiba mais sobre as atividades abaixo:

Plantar a palavra na terra indomável parte da relação palavra-semente para pensar poeticamente sobre a relação com a terra. Nesta oficina, serão lidos poemas que abordam esta temática para pensar sobre a escrita e também escrever com a alma enraizada na terra como fio condutor. O repertório inclui textos de Angélica Freitas, Juliana Blasina, Mar Becker, Marília Kosby, Fernanda Bastos e outras escritoras gaúchas contemporâneas. A oficina ministrada pela escritora Giana Guterres acontece nos dias 9 e 10 de agosto, das 19h às 21h.

Em Ler um poema como se lavra a terra antes da colheita, a partir de textos poéticos os participantes realizarão exercícios práticos de forma conjunta com o objetivo de perceber suas próprias características vocais e aquelas que emergem do texto e do contexto em que o texto deve ser apresentado. O grupo buscará soluções para a leitura desses textos em termos de velocidade da leitura, pausas, intensidade e significação. A atividade com Ézio Sauco acontece no dia 11 de agosto, das 14h às 16h.

A roda de conversa Escreviver e potencializar: a história da autoria feminina ao longo dos anos, onde a pesquisadora Samanta Bergmam abordará o conceito de Escrevivência, criado por Conceição Evaristo, para propor o diálogo com os dados históricos sobre a autoria feminina em diversos recortes sócio-culturais e, principalmente, com os participantes que ali estiverem, explorando suas ideias sobre o tema. Para isso o grupo será apresentado a diferentes autorias, contando com curiosidades biográficas e indicações de leitura. O bate-papo acontece no dia 12 de agosto, das 10h às 12h.

O projeto Revista Marcela foi idealizado pela Casa Espaço de Criação e está sendo realizado com recursos do PRÓ-CULTURA RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário