Eduardo Dorneles e o futebol de rua

Disponível exclusivamente para Kindle, ‘A inesquecível taça de um garoto solitário’ conta a jornada de garotos da Cohab Rubem Berta e os desafios vividos por eles no início dos anos 2000

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre foto de Aldo Lopes

Depois de contar a jornada histórica de Santa Clara do Sul, no Vale do Taquari, o jornalista Eduardo Dorneles volta à ficção com um novo conto: A inesquecível taça de um garoto solitário. Inspirado nas memórias da infância e pré-adolescência, o conto disponível exclusivamente na Amazon Kindle promete levar o leitor de volta às intensas lembranças construídas com os amigos e uma bola de futebol.

Segundo Dorneles, poucas coisas são tão poderosas quanto janelas abertas para o passado. “São instantes que nos tiram das dores do presente e nos lançam para momentos de felicidade que só existem na memória. O conto é um exercício de revisita a essas histórias e, principalmente, a tudo que deixamos pelo caminho”, avalia.

A trama se passa no início dos anos 2000 e se desenvolve na COHAB Rubem Berta, na Zona Norte de Porto Alegre. Nesse cenário, crianças com dez anos de idade faziam muitas coisas, mas nada recebe mais atenção do que jogar bola. É o caso de Bernardo, do primo Fabrício e dos outros meninos que moravam no Núcleo 8. E a obsessão futebolística vai levá-los longe demais a fim de descobrir se realmente são os melhores do bairro.

“A premissa é simples, mas o objetivo é que vocês se divirtam, possam rir, se emocionar e, por fim, se sintam bem. Que vocês se sintam como eu me sentia quando via alguns filmes da Sessão da Tarde nos anos 1990, como Conta Comigo ou Goonies“, conclui Dorneles.

A exemplo de suas outras obras disponíveis na Amazon Kindle, A inesquecível taça de um garoto solitário solitário é acompanhada por uma playlist exclusiva disponível no Spotify. O objetivo é que as músicas sejam a trilha sonora para os eventos narrados no conto. Você pode ler o conto aqui e ouvir a playlist aqui.

Sobre o autor
Eduardo Dorneles (@eduardorneles) nasceu em Porto Alegre no ano de 1992, é jornalista formado pela Universidade Luterana do Brasil e atua na área desde 2016. Já foi premiado por produções e coberturas especiais – Prêmio Ari-Banrisul de Jornalismo e o Prêmio de Jornalismo da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul. É autor do livro Nós não estamos sozinhos – História de fé e luta de Santa Clara do Sul e pela plataforma Amazon Kindle publicou os contos Dois sub-homens e um youtuber, Eu não gosto de pornô e Ninguém sente como sentia com 18 anos.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário