Millôr Day

Autores Breno Serafini, Abrão Slavutzky e Santiago celebram o centenário do ‘Guru do Méier’ em Porto Alegre

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre foto de Cynthia Brito

Falecido em 2012, o genial desenhista, humorista, dramaturgo, escritor, tradutor e jornalista carioca Millôr Fernandes terá seu centenário comemorado por três admiradores de Porto Alegre. No dia 16 de agosto, a partir das 19h, o escritor Breno Serafini, o psicanalista Abrão Slavutzky e o cartunista Santiago estarão celebrando Cem anos de humor do nosso amigo Millôr, num bate-papo descontraído sobre a obra do Guru do Méier. O encontro acontece na Sala Álvaro Moreyra (Centro Municipal de Cultura – Av. Erico Verissimo, 307 – Porto Alegre/RS). A entrada é franca.

Millôr Fernandes nasceu no dia 16 de agosto de 1923, no Rio de Janeiro. Foi um dos mais importantes e influentes artistas do humor no Brasil, ganhando destaque por sua irreverência, ironia e crítica social presentes em seus textos, charges e peças teatrais. Na década de 1960, conquistou notoriedade por suas colunas de humor em publicações como Veja, O Pasquim e Jornal do Brasil, que se tornou um marco do humor e da contestação política durante o regime militar no Brasil.

Breno Serafini, por sua vez, é autor de Millôres dias virão, livro publicado em 2013 pela Libretos e que é o resultado de um mergulho na obra do multiartista carioca. Fartamente ilustrado por citações de Millôr, o livro proporciona uma excelente aproximação ao homem e a uma parcela pouco lembrada de sua vasta produção: as crônicas publicadas nas revistas Istoé e Istoé/Senhor durante o período de redemocratização do país. O autor faz uma análise da obra do carioca, estabelecendo uma contextualização histórica mais ampla e as relações entre humor, arte e papel do intelectual.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário