São cinco aulas online com nova data de início: 5 de setembro
Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre divulgação
Estão abertas as inscrições para o curso Panorama conciso da poesia brasileira, com Ronald Augusto. Com o primeiro módulo dividido em cinco aulas online de 90 minutos cada, a atividade vai abordar temas como os conceitos de verso medido, verso livre e discurso sem-versista; o modernismo; a experimentação; o poeta ativista como contraponto ao poeta-crítico, entre outros.
Quatro dos encontros serão expositivos e permeados de leituras de poemas, textos críticos, fruições comentadas. No fim, haverá um desfecho onde os participantes serão incitados a produzir uma reflexão-intervenção pessoal de cunho criativo tendo como base alguns dos dilemas críticos-inventivos abordados durante o curso. A atividade pretende promover um entendimento mais sólido sobre elementos da arte da poesia, bem como trazer para o centro dos nossos interesses o compromisso com essa floração específica do gênero, que vem a ser o caso brasileiro com seus êxitos e fracassos mais significativos.
As inscrições custam R$ 250 e podem ser feitas até 5 de setembro, dia em que as aulas começam. Até o dia 22 de agosto, as inscrições ficam por R$ 200. Inscrições e mais informações pelo Whats 51 99948 0569. Confira a programação abaixo:
Aula 1
Sobre os conceitos de verso medido, verso livre e discurso sem-versista: a matriz simbolista. O poema Un coup de dés de Stéphane Mallarmé.
Aula 2
O modelo clássico ou oficial em que se converteu o modernismo: Bandeira, Drummond e Cabral.
Aula 3
A experimentação: antitradição, continuação e rotina de rupturas. Revolta política e/ou forma revolucionária. Haroldo de Campos, Décio Pignatari, Ferreira Gullar e Orides Fontela.
Aula 4
A poesia de agora-agora: estruturas provisórias, informalismo, relativismo estético-cultural. Apropriações, desobediência e continuísmo. A suspensão da crise. O poeta ativista como contraponto ao poeta-crítico.
Aula 5
Desfecho. Leituras compartilhadas. Entre a provisoriedade e a necessidade da análise.
Sobre o professor
Ronald Augusto é poeta, crítico de poesia, ensaísta. Graduado em Filosofia pela UFRGS e Mestre em Letras na mesma instituição. As principais temáticas presentes em seu repertório intelectual referem-se à poesia contemporânea e à vertente negra na literatura brasileira. Atualmente Ronald Augusto realiza palestras e oficinas/cursos abordando assuntos como música, poéticas contemporâneas, literatura negra e poesia visual. Entre 2007 e 2012 manteve ao lado do poeta Ronaldo Machado a Editora Éblis, voltada para a poesia. De 2009 a 2013 foi editor associado do website sibila.com.br. Tem colaborações (resenhas e artigos de cultura e arte) nos cadernos Cultura do Diário Catarinense, Segundo Caderno do Correio do Povo e Cultura do jornal Zero Hora. Publicou, entre outros, Homem ao Rubro (1983), Puya (1987), Kânhamo (1987), Vá de Valha (1992), Confissões Aplicadas (2004), No Assoalho Duro (2007), Cair de Costas (2012), Oliveira Silveira: poesia reunida (2012) que concorreu ao Açorianos daquele ano na categoria Prêmio Especial, Decupagens Assim (2012), Empresto do Visitante (2013), À Ipásia que o espera (2016), Entre uma praia e outra (2018), Prêmio Minuano de Literatura como melhor livro de poesia, O leitor desobediente (2019), Tornaviagem (2020), A contragosto do solo (2020), e Crítica parcial (2022). Colunista do site Sul21. Dá expediente no blog www.poesia-pau.blogspot.com.
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
