Matheus R. Gonçalves analisa as possibilidades do imaginário homoerótico em livro de estreia

‘As fantasias da carne’ chega aos leitores pela Editora Urutau e com prefácio de José Francisco Botelho

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

No último mês, o poeta Matheus R. Gonçalves lançou As fantasias da carne, seu primeiro livro de poemas. O livro, que já está disponível pelo site da Editora Urutau por R$ 52, reúne uma série de poemas que versam a respeito de mitos e histórias sobre o homem gay e suas relações com o desejo. “Quando escrevi As fantasias da carne eu queria construir uma espécie de livro de recortes que misturasse vários olhares a respeito do corpo masculino, somado a uma narrativa da eterna briga entre o homem e o desejo (aqui, em sua forma mais sensualmente primitiva). Eu queria que a obra apresentasse o meu olhar enquanto homem gay diante do mundo, da arte, e de nossa história enquanto comunidade”, explica o autor. “O que eu pretendia com os poemas de As fantasias da carne era reforçar nosso espaço na História, lembrar que nossos corpos e vozes estavam presentes em diferentes momentos históricos”, completa.

Sobre a obra, Samir Machado de Machado escreve na orelha: “Com o erotismo sublime de um Kaváfis, o humor e o devir de uma Angélica Freitas e a versatilidade de vozes digna de nossos melhores poetas, o autor decanta essas figuras de heróis, deuses, santos, atores de cinema, gogo- boys e modelos de propaganda de guerra ou da publicidade em sua essência como fantasias não apenas do corpo masculino em si, mas dos múltiplos olhares sobre esse corpo, que ao longo dos séculos constituiu-se num verdadeiro cânone, em contínua transformação”.

Já para José Francisco Botelho, “a leitura cuidadosa deste excelente livro de estreia revelará que Matheus Gonçalves achou cedo o que muitos buscam em vão: uma sensibilidade própria, traço essencial para que um autor crie um mundo também próprio. E por isso encontramos o mesmo, o mesmíssimo poeta sobre as areias de Cartago, nos becos de Pompeia, ao sol da Tessália, nos ombros de um gigante filisteu e também em alguma chácara decadente no interior gaúcho”, conforme escreve no prefácio da obra.

Sobre o autor
Matheus R. Gonçalves nasceu em 1996, em Santa Maria (RS), e vive em Porto Alegre desde o primeiro mês de idade. Professor e pesquisador, é mestre em Teoria da Literatura pela PUCRS, onde atualmente é aluno de doutorado, investigando a poesia do período colonial.

As fantasias da carne
Matheus R. Gonçalves
116 p.
R$ 52
Editora Urutau
Compre aqui

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário