Paulo Rodrigo Ohar lança seu terceiro livro de poemas

‘Entre as águas, as estrelas, os animais… e a peste’ é uma publicação da Editora Bestiário

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Paulo Rodrigo Ohar lança seu terceiro livro de poemas, Entre as águas, as estrelas, os animais… e a peste no dia 26 de setembro, a partir das 18 horas, na Livraria Raízes (Av. Cristóvão Colombo, 2199 – Floresta, Porto Alegre/RS). Neste livro, o autor conjuga elementos diferentes em nome de uma poesia que não poupa as realidades alicerçadas no tenebroso esplendor dos nossos tempos. O conjunto de poemas em versos livres é montado de um modo inusitado: oferta ao leitor uma introdução concebida em prólogos antes de desenvolver a poesia, como se pretendesse preparar o leitor para o delírio do verbo:

deu-se a epifania
não era um gato e sim um mão-pelada 
com sua máscara preta ao redor dos olhos 
e me olhou bem nos olhos

Um simples fato cotidiano corriqueiro pode subir o degrau dos sentidos e tornar-se potente em significados. O poeta Diego Petrarca comenta a fabulação metafórica do autor: “Eis aqui a revelação deste mundo estranho: mais familiar do que a gente imagina, sábia alegoria do autor. O livro, compactado numa Plaquete (a poesia também se revela quando se acomoda neste modelo gráfico sofisticado), soa pessimista por um lado ou deixa transparecer um excesso de realismo poetizável, mas sempre afinado com a fibra da ironia. (…) O poeta Paulo Rodrigo Ohar sabe burilar o que fala e sabe escrever o que prevê em seu raro instinto de escorpião contemporâneo sedento por vida: com os pés bem cravados no chão das águas, das estrelas, dos animais e, claro, da Peste”, observa.

Sobre o autor
Paulo Rodrigo Ohar nasceu em Porto Alegre em 26 de outubro de 1967. É graduado em Ciências Jurídicas e Sociais. Especialização em Gestão Pública e Planejamento. Publicou dois livros de poesias: Os Olhos da Noite (2015 – editora Buqui) e Versus Tintos (2019 – editora Bestiário). Integrou antologias dos projetos Poemas no Ônibus (2008/2015) e Histórias de Trabalho (2008/2012). Foi um dos autores do livro coletivo Hoburaco (2013). Publicou poemas em jornais e revistas literárias impressas e digitais. É servidor público do Estado do RS.

Entre as águas, as estrelas, os animais… e a peste
Paulo Rodrigo Ohar
40 p.
R$ 38
Editora Bestiário
Compre aqui

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário