Dia 4 de novembro, às 17h
Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre foto de Diego Lopes/CRL
Patrona da 64ª Feira do Livro de Porto Alegre, em 2018, a poeta Maria Carpi autografa o livro A Esperança contra a Esperança no dia 4 de novembro, sábado, a partir das 17h, na Praça de Autógrafos Gerdau no evento desse ano.
Na obra, a poeta versa sobre a esperança em todos os seus aspectos e demais temas que a atravessam, como o tempo, o desejo, a escrita, as contradições, a transcendência e a finitude das coisas. “A interpretação ocorre com cada leitor e de acordo com sua sensibilidade. Haverá, ao longo dos anos, uma constelação de interpretações. Cada leitor é uma estrela”, comenta a autora, que buscou em sua própria obra Abraão e a Encarnação do Verbo o ponto de partida para A Esperança contra a Esperança: “Depois de ter escrito meu livro sobre o paradoxo de Abraão, li a afirmação do apóstolo Paulo de que o patriarca era ‘a encarnação da esperança contra a esperança’. Meditei poeticamente sobre o assunto e, em 2010, escrevi este livro”, conta.
“Maria Carpi vem construindo uma obra poética de rara densidade. Num mundo que perdeu as referências éticas, hipnotizado pelo espetáculo coletivo e pela vulgaridade individual, ela se abraça ao silêncio para perscrutar a essência das coisas”, escreve Luiz Ruffato na apresentação de A Esperança contra a Esperança.
Sobre a autora
Maria Carpi nasceu em Guaporé (RS). Professora, advogada e Defensora Pública aposentada. Entre os muitos prêmios literários conquistados, destaca-se o de Revelação Poesia/1990 da Associação Paulista de Críticos de Arte. Sua obra lhe valeu a homenagem da literatura rio-grandense, tendo sido eleita em 2018 a Patrona da 64.ª Feira do Livro de Porto Alegre. Seus poemas foram incluídos em A Literatura Feminina no Brasil Contemporâneo, de Nelly Novas Coelho, Ed. Siciliano (SP). Obteve reconhecimento internacional com a tradução e edição de Nos Gerais da Dor (Nel Dolore Sconfinato) na Itália e de duas obras na França: A Chama Azul (La Flamme Bleue) e O Herói Desvalido (Le Héros Malgré Lui). Com dezoito livros publicados, em 2021 lançou obra destinada ao público infanto-juvenil pela Ar do Tempo: O Quebra-Galho e o Faz de Conta. Foi Conselheira do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente representando a Defensoria Pública e depois a OAB/RS. É membro do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul e representou, por dois anos, a Associação Gaúcha dos Escritores no Conselho Estadual de Cultura.

A Esperança contra a Esperança
Maria Carpi
134 p.
R$ 28 durante a feira
Editora AGE
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
