A Oitava Missão

Jhonatan Tellis retorna à literatura com narrativa longa

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Por muito tempo, havia um consenso entre os historiadores que entre o período colonial existiram sete missões jesuíticas a leste do Rio Uruguai, são elas; São Miguel Arcanjo, São Francisco de Borja, São Luiz Gonzaga, São Nicolau, São Lourenço Mártir e São João Batista. Porém, por séculos o que se pensou ser só uma lenda folclórica, a oitava missão, chamada São Longinus foi real, segundo o achado das anotações do padre jesuíta que supervisionou o aldeamento na época, chamado Hadrian Neumman.

Nos registros, o Pe. Hadrian fala sobre os acontecimentos extraordinários e até mesmo sobrenaturais que os guaranis que viveram na época testemunharam. As escrituras de Neumman contam como tais ocorrências levaram ao colapso da missão e a centenas de mortes de indígenas em São Longinus.

Esta é a história de A Oitava Missão, segundo e mais recente livro de Jhonatan Tellis. A obra está disponível pelo site da Opera Editorial.

A Oitava Missão
Jhonatan Tellis
80 p.
R$ 42
Opera editorial
Compre aqui

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário