Dias 23, 24 e 25 de janeiro em Porto Alegre
Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre sobre foto de divulgação
O jornalista, escritor, tradutor e crítico brasileiro José Francisco Botelho estará no Instituto Ling neste mês de janeiro ministrando o minicurso Shakespeare em Três Tempos. A atividade propõe uma ampla perspectiva sobre o poeta, dramaturgo e ator William Shakespeare a partir das peças Romeu e Julieta, Júlio César e A Tempestade — três grandes obras do autor inglês traduzidas para o português pelo próprio ministrante.
Em três encontros, que acontecem nos dias 23, 24 e 25, terça, quarta e quinta, sempre das 19h às 21h, o professor destacará a importância, na obra do Bardo, da representação da natureza humana em toda a sua variedade, mostrando a capacidade do autor de abranger os confins da experiência humana, do sórdido ao sublime, do hilariante ao niilista. O curso ainda investigará as opiniões e a essência de Shakespeare, além de explorar as principais temáticas abordadas pelo autor, como amor, esperança, poder e morte.
As inscrições custam R$ 285 e podem ser feitas no site www.institutoling.org.br ou na recepção do centro cultural (Rua João Caetano, 440, no bairro Três Figueiras – Porto Alegre/RS). Para participar, não é necessário conhecimento prévio. Professores da rede pública de ensino, das séries básica, fundamental e média, podem solicitar bolsa de estudo com 80% de desconto, escrevendo para o e-mail instituto.ling@institutoling.org.br.
Sobre o ministrante
Natural de Bagé, José Francisco Botelho é Doutor em Letras pela UFRGS e recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura por seu livro Cavalos de Cronos, de 2018. Suas traduções renderam a condição de finalista em duas edições do Prêmio Jabuti: uma em 2014, por Contos da Cantuária, e outra, em 2017, por Romeu e Julieta. Seu primeiro livro de poesias foi E tu serás um ermo novamente, lançado em 2021. Seu Odisseia da Filosofia, inicialmente lançado para a Superinteressante, foi relançado em 2021 pela editora Maquinaria Editorial e recebeu prefácio do professor da USP Clóvis de Barros Filho. Em 2021, escreveu Guerra do Paraguai, em parceria com a historiadora Laura Ferrazza de Lima. O livro faz parte da série Guerras do Brasil.doc.
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
