‘Quem me contou?’ narra, através de poemas, o pedido de socorro dos bichos da mata à caipora, protetora dos animais
Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução
A escritora e contadora de histórias Adriana Stein lança a pré-venda de seu novo livro, Quem me contou?, obra em que a autora retorna ao tema da conscientização ambiental, mas, desta vez, com foco no respeito aos animais da mata, que sofrem com desmatamento, incêndios e caça ilegal. “A ideia é através da poesia perceber o quanto todas as espécies que vivem na natureza estão sofrendo com as ações humanas em seu habitat”, explica a escritora.
Com arte de Douglas Reinaldo, a proposta de Quem me contou? é provocar uma reflexão sobre a interferência dos seres humanos nos ambientes naturais e o impacto na vida dos animais. “A ideia é falar sobre este tema tão relevante e sério de maneira lúdica através do texto em poesia, levando as crianças na escola e na família a debaterem sobre o que de fato é respeitar os animais. Tanto podemos falar do abandono dos cães e gatos na cidade, quanto colocar em gaiolas os pássaros caçados na mata, por exemplo”, explica a autora, reconhecida pela abordagem lúdica sobre o tema da proteção aos oceanos nos livros Agualina Pureza Oceânica – Uma Aventura fora D’ Água e Agualina & Maresia – Aventuras Marítimas.
O livro possui poesias com títulos bastante sugestivos, como Alerta, Cheiro de Mato,Terra Quente, Novas Amigas, entre outros. “Cada texto aborda uma temática, o que favorece o trabalho com projetos escolares e pesquisa em diferentes fontes, possibilitando aos alunos e professores a realização de feiras, debates e exposição das descobertas para toda comunidade escolar”, exemplifica a autora.
Adriana pretende complementar seu trabalho de contação de histórias com bonecos em papel machê, atualmente em produção. “Antes, eu me vestia como a personagem Agualina, agora vou contar a histórias com os próprios personagens. Já tenho a caipora e o quero-quero, pretendo fazer a onça, o papagaio e o bugio”, revela.

Confira abaixo um trecho do poema Alerta:
“Quero-quero alerta
Estilingue, alçapão
Da espreita, o perigo
Já sumiram
Cardeal, sagui e gavião
Bicharada grita
Para que se ouça
Que lá do canto da onça
Eu venho chegando
Como quem dança
Do centro da mata
Ao cílio do rio
Trazendo esperança
Escutem meu assobio”
Um pedido da caipora: no Respeito aos animais:
“Crianças da cidade sejam a voz dos animais
Não importa a espécie
Todos são importantes
Desde a pequena formiguinha ao grande elefante”
A pré-venda de Quem me contou? segue aberta até o dia 29 de fevereiro, pelo e-mail adriana.agualina@gmail.com e pelo perfil pessoal da autora no Instagram, @stein_escritora. Autores das doações e aquisições antecipadas terão seus nomes na página de apoiadores da publicação.
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
