‘Da sempre tua’ apresenta troca de cartas que misturam relato pessoal e ficção com personagens que ora coincidem, ora se diferenciam das autoras
Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução
Em sintonia com as celebrações do mês da mulher, a escritora Claudia Tajes e a psicanalista Diana Corso lançam no dia 9 de março o livro Da sempre tua, uma troca de cartas entre as personagens C. e D., que ora coincidem, ora se diferenciam das autoras. A partir das 17h, elas farão um bate-papo sobre o tema central da obra, a amizade entre mulheres, a partir da leitura de algumas passagens no auditório do Goethe-Institut, em Porto Alegre (R. 24 de outubro, 112). O volume está em pré-venda no site da Arquipélago com valor promocional e chega às livrarias em meados de março.
Ao longo de 45 cartas, C. e D. embarcam numa conversa franca, carinhosa e bem-humorada em que relembram pequenas tragédias, exorcizam dramas e riem de si mesmas. A crescente intimidade entre as personagens dá corpo-palavra à experiência compartilhada de ser mulher. Em certa medida, C. e D. são as autoras, mas também são cada uma das leitoras que as encontrarem nessas páginas.
Entre ficção e relato pessoal, a troca entre amigas explora temas como culpa, envelhecimento, ciladas amorosas, memórias de vidas onde cabem dor, encantamento, neurose, graça e mistério. Um ensaio de Diana Corso fecha o volume, costurando o laço entre as personagens à importância íntima e coletiva das amizades femininas ao longo da história. Da sempre tua é uma celebração profunda e afirmativa do vínculo entre mulheres, espaço afetivo de cuidado, partilha e acolhimento.
Sobre as autoras
Claudia Tajes é escritora e roteirista. Tem 12 livros publicados, entre eles Dez (quase) amores, Por isso eu sou vingativa e Macha, pela editora L&PM. Pela Arquipélago, publicou Partes íntimas (2015). Assina uma coluna semanal no jornal Zero Hora e colabora com outras publicações.
Diana Lichtenstein Corso é psicanalista. Escreveu em parceria com Mário Corso Fadas no divã, Psicanálise na Terra do Nunca e Adolescência em cartaz, pela Editora Artmed. Em 2014, publicou pela Arquipélago o livro Tomo conta do mundo: conficções de uma psicanalista.

Da sempre tua
Claudia Tajes e Diana Corso
192 p.
R$ 59,90
Arquipélago Editorial
Compre aqui
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
