Correr na Chuva

Cristiano Fretta explora, em romance, a relação entre pai e filho através da memória

Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Acompanhando a trajetória de Davi, um professor de história obcecado pela memória de seu pai, Correr na Chuva, novo romance do escritor e professor Cristiano Fretta, é um livro que não se furta em levar o leitor aos labirintos dos contrastes, anseios, incoerências e crimes a que todos nós estamos expostos. Com 425 páginas, a obra está disponível no site da Editora Patuá por R$ 70.

Confira um trecho abaixo:

Pai, eu gostava daqueles churrascos de domingo na casa da vó Martha. Tu estavas sempre falando alto e rindo: as piadas e os trocadilhos saíam automaticamente de tua boca. Tu sempre ficavas responsável por assar a carne e o fazias muito bem na churrasqueira que era a metade de um latão. Primeiro, eram as moscas a rondar o vermelho da costela e do vazio sobre a tábua de madeira improvisada em cima do tanque. Depois, era o barulho do carvão caindo sobre a lata e a seguir, o fogo sendo aceso e os espetos equilibrados com calma. Esperávamos com uma fome que aumentava com o cheiro de carne assada. À mesa bamba debaixo da parreira, minha mãe, tia Tereza e vó Martha iam trazendo os pratos, saladas, arroz e copos. Eu levava quase sempre uma velha bola de futebol, que ficava chutando contra o lado da casa.
“Filho, vem aqui”, tu disseste para mim, pai.
Eu larguei a bola e caminhei até tua direção. Tu estavas sentado na cadeira, reclinado para trás, com um copo de cerveja na mão. À tua frente, tio Inácio nos observava em silêncio. Na outra ponta da mesa, minha mãe e tia Tereza conversavam. Todos esperávamos a carne assar.
“Já está na hora de tu provar uma coisa”, tu me disseste assim que cheguei perto de ti.
Tu pegaste um copo cheio de cerveja e o aproximaste de mim.
“Pega, bebe tudo”.
Eu, surpreso, vi naquele copo uma porta para o mundo adulto.

Sobre o autor
Cristiano Fretta é mestre em Letras pela UFRGS, escritor, músico e professor de Literatura e Língua Portuguesa em escolas privadas de Porto Alegre. É autor das obras Chão de areia, Tortos caminhos e Crônica de um mundo ausente (prêmio Livro do Ano 2023 pela Associação Gaúcha de Escritores). Também é colaborador de diversas revistas e jornais — como Revista Parêntese, jornal Extra Classe e Literatura RS — além de ser editor e colunista do Zona Norte Jornal.

Correr na chuva
Cristiano Fretta
425 p.
Editora Patuá
R$ 70
Compre aqui

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário