Irlandês vencedor do Nobel de Literatura tem antologia publicada pela gaúcha Isto Edições
Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução
Reconhecido como um dos grandes poetas do século XX e com uma obra de impacto significativo na literatura mundial, Seamus Heaney (1939 – 2013) chega agora ao catálogo da editora porto-alegrense Isto Edições. O livro 100 Poemas é apresentado com edição bilíngue, tradução da premiada poeta Luci Collin e prefácio da professora Laura Izarra, da USP. A antologia abrange toda a vida do escritor, incluindo os famosos versos de Cavando e Andaimes, que vêm acompanhados de escolhas menos óbvias, como o seu último poema, escrito poucos dias antes de sua morte.
O próprio Heaney havia considerado tal antologia, mas nunca conseguiu terminá-la — e não existe nenhuma outra edição que tenha um alcance tão amplo, abrangendo do início ao fim de suas obras premiadas. No Brasil, a única publicação de seu trabalho em livro deu-se apenas em uma edição há mais de 25 anos.
100 Poemas tem preço de R$ 66.
Sobre o autor
Seamus Heaney ganhou o Nobel e o Prêmio T. S. Eliot. Professor de Literatura nas universidades de Oxford e Harvard, ensaísta de reconhecida importância e grande tradutor de poesia, Heaney foi também dramaturgo. Entre suas obras mais conhecidas está Death of a Naturalist (1966), seu primeiro grande volume publicado. Heaney foi e ainda é reconhecido como um dos principais contribuintes para a poesia na Irlanda. O poeta americano Robert Lowell descreveu-o como “o poeta irlandês mais importante desde Yeats”, e muitos outros, incluindo o acadêmico John Sutherland, disseram que ele era “o maior poeta de nossa época”. Após sua morte em 2013, o jornal The Independent descreveu-o como “provavelmente o poeta mais conhecido do mundo”.

100 Poemas
Seamus Heaney
272 p.
Isto Edições
R$ 66
Compre aqui
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
