As musas ao longo do tempo

Livro dá protagonismo às pessoas que inspiraram e participaram da criação de obras-primas da história da arte

Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Já está disponível no site da Arquipélago o livro Musa, de Ruth Millington. Do estúdio de Leonardo da Vinci às capas da Vogue, da Moça com brinco de pérola a Beyoncé, este livro conta de forma instigante, profunda e articulada as histórias reais de 29 pessoas que inspiraram obras-primas de diferentes tempos e expressões artísticas.

Ao iluminar as vidas de mulheres e homens que figuram em algumas das obras mais conhecidas da história da arte, a autora desmonta o estereótipo convencional da musa. Longe de posarem em silêncio, essas pessoas proporcionaram apoio emocional, energia intelectual e criatividade em uma relação ativa de troca com os artistas. Fizeram parte da criação de pinturas, fotografias e performances, em parcerias que muitas vezes questionaram a tradição, a identidade e as expectativas de gênero.

Com séculos de diferença, Artemisia Gentileschi e Frida Kahlo se enquadraram como musas de si mesmas, rompendo com narrativas dominantes. A fotógrafa Dora Maar, retratada por Picasso no célebre A mulher que chora, exerceu influência fundamental nos caminhos políticos e artísticos do pintor. Carregando um histórico familiar e pessoal de prisões e delitos, o jovem George Dyer tornou-se amante e muso do já maduro Francis Bacon, em dezenas de pinturas que captam a intensidade emocional do relacionamento entre os dois.

“Em sua origem antiga, as musas nem de longe eram objetos passivos para pinturas ou textos. Em vez disso, eram agentes de inspiração divina. A relação artista-musa era reverenciada, e os poetas, à mercê delas, prestavam homenagem a essas divindades”, escreve a autora.

Sobre a autora
Ruth Millington é historiadora da arte, crítica e escritora especializada em arte moderna e contemporânea. Mestre em Artes pela Universidade de Oxford, atua como consultora e curadora junto a museus e galerias. Colaborou com veículos de imprensa como o Sunday Times, Telegraph e Daily Mail e com programas de TV e rádio, incluindo o BBC Breakfast, Sky Arts e ITV News.

Musa
Ruth Millington (trad. Rodrigo Breunig)
320 p.
Arquipélago
R$ 99,90
Compre aqui

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário