Luiz Carlos Osório e Nina Rosa Furtado compartilham, em volume de crônicas, sua experiência recíproca do amor na maturidade
Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução
E nosso amor, que brotou
do tempo, não tem idade,
pois só quem ama escutou
o apelo da eternidade.
Esta é a estrofe final de O tempo passa? Não passa, famoso poema de Carlos Drummond de Andrade e que integra o igualmente célebre livro Amar se aprende amando, de 1987. Na obra, o poeta de Itabira dedica reincidentes versos ao tema do amor que nasceu na maturidade e que, por isso, tem aspectos muito próprios, como a ausência de expectativa pela reciprocidade imediata e a longa e pacienciosa espera pelo Outro — “o Outro que eu me supunha, o Outro que te imaginava,/quando — por esperteza do amor — senti que éramos um só”, conforme escreve o poeta em Reconhecimento do amor.
Um casal de amantes — sujeitos que realizam o amor — publica, agora, em crônicas, a sua experiência com o nascimento de um amor maduro e recíproco. Esta é a proposta do livro Os velhos também amam, de Luiz Carlos Osório e Nina Rosa Furtado, casal de médicos psiquiatras gaúchos de 84 e 72 anos de idade, respectivamente. A obra tem 78 páginas e está disponível no site da editora Bestiário por R$ 32,90.
O texto tem capítulos com alternância de narração entre os autores a respeito de um mesmo assunto, assim como trechos com o ponto de vista compartilhado do casal. Os dois escritores esperam que a leitura da obra desperte motivações como vontade de viver, amar, fazer amigos e ter projetos. “É muita ambição, mas pensamos em mostrar como é bom estar bem vivo”, comenta Nina.
No evento de lançamento, ocorrido no final de junho de 2024, em Porto Alegre, o casal promoveu uma palestra sobre a importância dos laços afetivos, da solidariedade e do amor na maturidade. A partir das percepções do casal como psiquiatras, eles abordaram também os riscos para a saúde mental dos idosos após os impactos provocados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
Sobre os autores
Nina Rosa Furtado é médica, psiquiatra e psicanalista, mestre e doutora em Comunicação Social. Professora na Escola de Medicina da PUCRS.
Luiz Carlos Osório é médico, psiquiatra e psicoterapeuta de casais e famílias. Publicou diversos livros técnicos e de cunho didático sobre temas ligados à sua atividade profissional, além de obras de ficção.

Os velhos também amam
Nina Rosa Furtado e Luiz Carlos Osório
78 p.
Editora Bestiário
R$ 32,90
Compre aqui
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
