Feira gráfica destaca a produção de HQs no estado

GIBITRI ocorre no sábado, 20 de julho, das 12h às 19h, em Porto Alegre

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

A GIBITRI entra para o calendário das feiras gráficas da capital gaúcha como uma nova opção para os fãs da nona arte. No sábado, dia 20 de julho, do meio-dia às 19h, o público que visitar o Ox – anexo do Ocidente, esquina da João Telles com a Osvaldo Aranha, vai encontrar muita diversidade no universo das histórias em quadrinhos. Esta edição ocupará o espaço do Ox, anexo do Ocidente, com a atração principal sendo a feira e os trabalhos de quadrinhos de diversos temas e para idades desde o desfralde até a terceira idade. Durante o evento também teremos bate-papos sobre a produção e circulação de quadrinhos, com um olhar voltado para o estado do Rio Grande do Sul. A GIBITRI é uma iniciativa da Aquarios – Associação dos Quadrinistas do Rio Grande do Sul.

A AQUARIOS foi fundada em novembro de 2023 com a proposta de ser um órgão que representa e luta pelos profissionais de quadrinhos no estado do Rio Grande do Sul. Desde então tem comparecido em eventos relacionados com publicações em Porto Alegre e região, como o BPE + Cultura e a Feira do Livro Reconstrói RS, no Instituto Ling. A GibiTri é mais uma iniciativa para a promoção da produção de quadrinhos no Rio Grande do Sul para fazer com que essa cultura circule mais.

Os quadrinhos no Rio Grande do Sul possuem uma extensa tradição, que remonta o século XIX, com pontos de importância como a criação da CETPA (Cooperativa Editora de Trabalhos de Porto Alegre), fundada em 1962 por Leonel Brizola e se tornou um enclave dos quadrinhos nacionais à época. Nos anos 1980, a editora L&PM foi uma das grandes forças motoras dos quadrinhos, trazendo trabalhos gaúchos como os de Edgar Vasques. Atualmente grandes nomes dos quadrinhos gaúchos têm tido destaque internacional, como Ana Luiza Koehler, Rafael Grampá, Rafael Albuquerque, Rogê Antonio, Matheus Santolouco, Daniel HDR, e destaque nacional como Fabiane Langona, Samanta Flôor, Rafael Fritzen, Gustavo Borges e Pedro Leite. E nos cartuns, estamos representados pelo inconfundível Santiago e pelo premiado Rafael Corrêa.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário