Rodrigo Mizunski Peres autografa em Porto Alegre

Livro que mescla contos de fada com clássicos do rock, ‘A Luz do Sol Revelará’ será lançado no dia 4 de setembro

Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

A Luz do Sol Revelará, de Rodrigo Mizunski Peres, terá sessão de autógrafos no dia 4 de setembro, quarta-feira, a partir das 19h, no bar Jardim São Geraldo (rua Moura Azevedo, 182, bairro São Geraldo), em Porto Alegre.  O livro de contos, que tem como fio condutor a mescla entre contos de fada e letras de clássicos do rock internacional, estará à venda no local por R$ 60,00. O evento também terá show do músico Lico Silveira, com releituras de MPB, das 19h30 às 22h30. A entrada é franca.

O novo livro do escritor gaúcho tem a mistura de Chapeuzinho Vermelho e Beatles, Rapunzel e Queen, Bela Adormecida e AC/DC, entre outras combinações desse encontro improvável entre o rock n’roll e os contos de fada. Conforme Rodrigo Mizunski Peres, a ideia surgiu a partir do conto Sapatinhos vermelhos, de Caio Fernando Abreu. “Neste texto, Caio faz uma releitura do conto clássico de Christian Andersen. Daí, tive a ideia de fazer algo semelhante, com trilha sonora”, explica. Já a narrativa que dá título ao livro mistura uma história dos Irmãos Grimm à música Paint It, Black, da banda Rolling Stones.

Enchente histórica 

Inicialmente previsto para maio, o lançamento literário foi adiado devido à enchente histórica de Porto Alegre. Visando auxiliar os comerciantes ainda impactados pelas cheias, o escritor escolheu para a realização do evento em setembro uma das regiões da capital gaúcha mais atingidas, o 4º distrito. 

O Jardim São Geraldo reabriu depois de enfrentar grandes perdas, ao ficar completamente alagado. Além disso, o bar tem como temática o clássico Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, uma das personagens revisitadas no livro A Luz do Sol Revelará. O conto Uma outra Alice (no país das maravilhas) também traz referências à canção White Rabbit, da banda Jefferson Airplane.

Confira o trecho inicial do conto que dá título à obra, A Luz do Sol Revelará:

“Bares silentes, fica apenas o vermelho sobre o rio. Guardo na memória um ritual de estranhas combinações heterodoxas, o sentido do turbilhão por dentro das veias, as coronárias, ordinárias de uma nova paixão. Não cumpro o ditame, escolho perpetrar em segredo o que tive medo de perder e não sofrer, mas sofrer de novo é o gozo, um respaldo para o prazer. Por isso tento tanto, tenho tempo, tântrico, mas verdadeiro, o suor e o beijo, um adeus na janela que dá para o jardim. Quanto tempo posso ficar assim, absorto na tela escura, no quadro do expositor de arte, enquadramento irreal de vidas possíveis, não nego e não acerto, afirmo estar errado e me equivoco no bingo, jogo com números, não acerto na quina mas desfaço o enigma, meus dois não são três, eram apenas um.”

Sobre o autor
Rodrigo Mizunski Peres é porto-alegrense, advogado, cozinheiro, cervejeiro caseiro, pai da Helena e marido da Raquel, autor de Mundos paralelos (2020) e O poeta de plantão (1993).

A luz do sol revelará
Rodrigo Mizunski Peres
84 p.
Editora Caravana
R$ 60
Comprar aqui

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário