Mentoria gratuita no RS seleciona artistas LGBTQIAPN+, negros e 50+

Inscrições até 8 de dezembro

Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Foto: Divulgação

O preparo para uma carreira artística passa por especificações e conhecimentos que poucas pessoas têm acesso. Quando essas pessoas fazem parte de grupos minoritários, as possibilidades de sucesso no mercado de trabalho são ainda menores. A pesquisa da plataforma Pulses em parceria com a startup Nohs Somos apontou que grupos minoritários representam menos de 10% dos colaboradores de empresas. Quando esse panorama é pensado no ambiente artístico, que exige mais autonomia e planejamento individual, os números tendem a ser ainda menores.

Para estimular essa autonomia de forma planejada e ampliar as possibilidades de artistas, o projeto Mentoria Artística para pessoas LGBTQIAPN+: Plano de carreira, ou eMentoria, traz uma nova proposta. Em edital público aberto, serão selecionados artistas LGBTQIAPN+, negras e negros e LGBTQIAPN+ maiores de cinquenta anos. A primeira etapa acontece no Rio Grande do Sul, dedicada a artistas de todo o estado, com seleção aberta até 08 de dezembro, via formulário disponível no Instagram do projeto.

Divulgação

Serão quatro grupos de interessados, todos atendidos gratuitamente, divididos em três online (um para representantes do Rio Grande do Sul, outro em Santa Catarina e o terceiro no Paraná) e um presencial em Curitiba, para o qual haverá bolsas-auxílio. O projeto já inicia com suporte nacional: foi selecionado no 6º Edital LGBTI+ Orgulho, do Itaú e do Instituto +Diversidade.

A primeira etapa é voltada para o Rio Grande do Sul. As inscrições podem ser feitas a partir do contato pelo Instagram oficial do projeto, até 8 de dezembro.

Carreira artística

A proposta da eMentoria conta com seis sessões de mentoria para carreira artística com cada grupo. Os participantes serão orientados sobre planos de carreira individuais, formalização, criação artística e projetos culturais.

“A longo prazo, as ações propostas na e-Mentoria integram a criação de um negócio social de fomento às carreiras artísticas, com foco em gerar sustentabilidade econômica, construindo e fortalecendo redes de artistas e instituições”, comenta Dan Porto, produtor cultural, escritor e autor da eMentoria. Ao promover um espaço para a formação de carreira artística para populações historicamente com menos acesso às possibilidades de trabalho autônomo na arte, o projeto fortalece tanto indivíduos quanto suas comunidades.

Desdobramentos

Com a implementação da eMentoria, o projeto já tem seus próximos passos definidos. A criação de uma ONG que possa acompanhar a carreira dos participantes e formar uma ampla rede de apoio e trocas entre os participantes é um desses objetivos futuros. A realização da mentoria online em outros estados também está planejada para ser implementada em 2025.

O projeto Mentoria Artística para pessoas LGBTQIAPN+: Plano de carreiraeMentoria tem patrocínio do Itaú – 6º Edital LGBTI+ Orgulho, parceria do Instituto +Diversidade, apoio do Sebrae-PR e realização Eutópica Produções.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário