Livro de contos de Irka Barrios foi escolhido Livro do Ano
Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Arte: Reprodução
Os vencedores do Prêmio AGES Livro do Ano 2024 foram anunciados em cerimônia que aconteceu na noite da última quarta-feira, 4 de dezembro, no Auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural Força e Luz (Andradas, 1223, Porto Alegre, RS). O Prêmio AGES Livro do Ano 2024 foi atribuído a Vespeiro, da escritora Irka Barrios. O livro de contos foi a obra mais votada entre todas as categorias e também foi premiado em Narrativa Curta.
É a segunda vez que a escritora Irka Barrios deixa o auditório Barbosa Lessa com dois troféus do Prêmio AGES. No ano passado, Irka Barrios também ganhou o Prêmio AGES na categoria Narrativa Curta, com Júpiter Marte Saturno, empatando como obra mais votada com Lápis preto na linha d’água, de Adriana Maschmann. Ambas levaram troféus pelo Prêmio AGES Livro do Ano 2023.
O Prêmio AGES Livro do Ano 2024 foi conferido às melhores obras publicadas em 2023, em primeira edição, por escritoras e escritores naturais ou residentes no Rio Grande do Sul. É uma premiação decidida pelas associadas e associados da entidade a partir de uma seleção de finalistas por um júri especializado.
A presidenta da AGES, Liana Timm, conduziu a premiação, ao lado da vice-presidenta cultural da entidade, Cátia Castilho Simon.
Nesta edição do Prêmio AGES Livro do Ano, a AGES – Associação Gaúcha de Escritores celebrou a literatura produzida no Rio Grande Sul com dois prêmios especiais, entregues à escritora Valesca de Assis e ao escritor Tabajara Ruas, que têm se destacado no cenário literário.
Também foi feita uma homenagem ao escritor e produtor cultural Doralino Souza da Rosa, editor da revista Paranhana Literário, falecido este ano.
Confira os livros escolhidos como vencedores do Prêmio AGES:
NARRATIVA LONGA
La Minuana, Lucio Carvalho (TAN)
NARRATIVA CURTA
Vespeiro, Irka Barrios (DarkSide Books)
CRÔNICA
Cevando a palavra, Demétrio Xavier (Coragem)
POESIA
AB Cena, Sabrina Dalbelo (Urutau)
INFANTIL
Para onde vai, Dona Lesma?, Helo Bacichette (Elos do Conto)
JUVENIL
Aguapés, Giovana Oliveira (Urutau)
TEXTO DRAMÁTICO
Bonecas de argila & Cambalache 2.0, Jorge Rein (Bestiário)
ESPECIAL
Meu Corpo Negro: Memórias, Nathalia Protazio, Marieta dos Santos da Silveira, Tônio Caetano, Tiago Maria e outros (Independente)
TRADUÇÃO
Poemas japoneses de morte, Roberto Schmitt-Prym (Bestiário)
NÃO-FICÇÃO
Nós não caminhamos sós – Histórias de isolamento no antigo Leprosário Itapuã, Ana Carolina de Oliveira (Sulina)
Neste ano, 66 escritoras e escritores de todo o Rio Grande do Sul, integrantes da AGES, participaram da escolha dos vencedores do Prêmio AGES Livro do Ano 2024.
O júri especializado que indicou os finalistas foi composto por:
POESIA E CRÔNICA: Vitor Diel, Divanize Carbonieri e Ana dos Santos
NARRATIVA LONGA E NARRATIVA CURTA: Dani Langer, Júlia Dantas e Dione Detanico
DRAMATURGIA E ESPECIAL: Janaína Pelizzon, Marília Barcellos e Lígia Sávio
TRADUÇÃO E NÃO-FICÇÃO: Vera Ione Molina, Ronald Augusto e Marília Kubota
LITERATURA INFANTIL E LITERATURA JUVENIL: Noia Kern, Vera Teixeira Aguiar e Vanessa Ratton
A noite de celebração da literatura rio-grandense teve ainda o lançamento da antologia Literatura Grande do Sul, com poemas, contos e crônicas escritos por associadas e associados da AGES.
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
