Através da cortina

Viagem no tempo e história familiar conduzem romance de Fernanda Mellvee

Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Foto: Divulgação

O que você faria se pudesse voltar no tempo? Esta é a premissa de Através da cortina, o novo livro da autora porto-alegrense Fernanda Mellvee. Narrado em primeira pessoa, o romance apresenta ao leitor a história de Melina, uma aspirante a escritora, que acidentalmente descobre uma forma de voltar no tempo. Se no presente Melina vive o tédio de um casamento de aparências com Henrique, um médico egocêntrico que desaprova o desejo da esposa de escrever, no passado ela conhece Rubens, um homem marcado por uma tragédia familiar, da qual a protagonista descobrirá que também faz parte. Entre idas e vindas, presente e passado se cruzam em momentos que fazem Melina se questionar sobre a época a que pertence e, principalmente, sobre como consertar os próprios erros cometidos no século passado.

A obra pode ser adquirida pelo Instagram @_editoraberserkir. Confira um trecho de Através da cortina abaixo:

“Henrique sempre me diz que eu não tenho talento para escrita, pois, embora a minha imaginação seja fértil, ela é confusa e sinuosa e por isso eu jamais conseguiria levar uma narrativa adiante. Posso não ter capacidade para escrever uma história com início, meio e fim, mas consegui algo que ele jamais poderia imaginar. Onde ele enxergou somente um depósito de velharias, eu encontrei um portal.”

“O caminho até a sala de onde vem a música foi curto. A luminosidade do sol já estava enfraquecendo. Havia pela casa toda um ar sombrio e gélido. À medida que a música se tornou mais alta, uma sensação esquisita começou a tomar conta de mim. Eu estava fraca, como se estivesse desaparecendo. A julgar pela serenidade no rosto de Beatriz, tudo deveria parecer normal em mim, se é que pode haver normalidade neste meu corpo de cem anos depois. Um pensamento sinistro sobreveio quando me dei conta de que na época em que vivo ela já está morta há muito tempo. Eu só não estaria caminhando ao lado de um fantasma se o fantasma fosse eu.”

Sobre a autora
Além de escritora, Fernanda Mellvee é formada em Letras e mestra em Literatura Comparada (UFRGS). A autora possui contos e poemas publicados em antologias no Brasil e no exterior, bem como se dedica à tradução literária, tendo realizado a tradução de textos de Joseph Conrad, William John Locke, entre outros. É autora também de Amarga Neblina, que foi finalista do Prêmio Kindle de Literatura em 2018, e de Ausente Noite (2020).

Através da cortina
Fernanda Mellvee
146 p.
R$ 40
Editora Berserkir

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário