De amor e outros ódios

Relação entre mãe e filha é tema das crônicas e cartas do livro de Camila Anllelini

Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Foto: Reprodução

O livro De amor e outros ódios, de Camila Anllelini, é uma reunião de crônicas e cartas que expõem e analisam as contradições da relação mãe-filha. Semifinalista no Prêmio Jabuti 2024, na categoria de crônicas, e também finalista no Prêmio Minuano de Literatura 2024 na categoria narrativas curtas, a obra tem 137 páginas e está à venda no site da Editora Patuá por R$ 50.

Escritora e psicanalista, Camila relata a dificuldade de definir um estilo para seu livro. “Tenho como fio condutor a poesia.” A construção de uma linguagem poética que perpassa toda sua escrita, independente do gênero textual. Para a autora, “este livro representa uma dose de coragem na qual antes dele me parecia selvagem e depois dele passou a ser bonita.”

Sigmund Freud reconhece a relação primitiva entre uma menina e a mãe como uma fase fundamental permeada por uma combinação de sentimentos como amor e ódio. Camila traduz essa ambivalência em De amor e outros ódios com uma personagem que está emaranhada na figura materna no que ama, mas também no que repele e rejeita dessa mãe. Com uma narrativa em primeira pessoa, as personagens não têm nomes, mas as personalidades bem marcadas. A mãe é uma sobrevivente de um acidente que quase a matou e também por isso valoriza a vida de forma muito vibrante. Uma “mulher ao revés”, como explica a filha.

Camila tem um apreço por ler autoras vivas e valoriza o trabalho de autoras como Socorro Acioli, Carla Madeira, Aline Bei, Liana Ferraz e Mariana Salomão Carrara. Mas valoriza também aquelas que abriram as páginas dos livros como possibilidade para mulheres como Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles, Hilda Hilst, Adélia Prado e Lúcia Berlin. A autora também reforça a importância de outras linguagens artísticas no seu processo de inspiração. Nas esculturas de Maria Martins, assim como nas obras de Lygia Pape, Adriana Varejão e Claudia Andujar. “Há a música, o cinema, o teatro. Há a vida acontecendo pelas ruas. Todas as formas de linguagem são influências em mim e para mim.”

Sobre a autora
Camila Anllelini é psicanalista, associada ao Corpo Freudiano Escola de Psicanálise Rio de Janeiro, mestre em Mediação de Conflitos pela faculdade de psicologia da Universidad Europea del Atlántico (Espanha), pós-graduanda em Psicanálise, Arte e Literatura pelo Instituto ESPE. Nascida na cidade de Pelotas, no sul do Rio Grande do sul, há dezoito anos carioca de quase jeito e todo coração.

De Amor e Outros Ódios
Camila Anllelini
137 p.
R$ 50
Editora Patuá
Comprar aqui

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário