Associação Literária de Campo Bom inicia 2025 com diversas ações que pretendem engajar a comunidade, como a estreia do Clube do Livro e novas categorias de associados
Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Foto: Divulgação
Fundada em 2023 com o propósito de tornar a literatura mais acessível e atualmente contando com 30 associados, a Associação Literária de Campo Bom começa 2025 com ótimas perspectivas para sua atuação em torno do livro e que envolvem públicos de todas as idades na cidade e na região. A primeira atividade lançada pela ALCB foi o Clube do Livro — A Cidade toda lendo, projeto que nasceu para incentivar a leitura e o debate sobre livros na cidade, aproximando associados e comunidade.
No Clube, as obras são cuidadosamente selecionadas, considerando a relevância dos temas, acessibilidade do texto e fácil acesso aos livros. Os prazos de leitura são proporcionais com a leitura de um livro a cada dois meses, tudo amplamente divulgado pelos canais da ALCB. Após cada leitura, ocorre um encontro presencial na Biblioteca Pública Municipal Professor Antônio Nicolau Orth, parceira no projeto, para um debate sobre a obra. Com um espaço democrático, seguro e afetuoso para que todos expressem suas impressões, dúvidas e reflexões, e juntos aumentem sua percepção da leitura, o Clube é aberto ao público, sem custo de participação. A mediação dos encontros e a coordenação da atividade é da professora de literatura e associada Geni Copini, em parceria com o escritor e associado Djeison Hoerlle.
O primeiro encontro do Clube do Livro aconteceu dia 19 de fevereiro, às 19h, e a obra que marcou a estreia do projeto foi Olhai os lírios do campo, de Erico Verissimo. A divulgação das próximas edições do clube será feita pelo Instagram da ALCB @associacaoliterariacb e pelo site http://www.alcb.com.br.
Novas categorias de associados
Desde sua fundação e com o alcance do trabalho após o lançamento das antologias Mosaico de Vozes, em 2024, a ALCB tem recebido muitos pedidos de associação por diferentes públicos que infelizmente não atendiam completamente aos critérios de associação, que são: 1) estar envolvido diretamente com a criação, produção ou difusão da literatura nos segmentos de educação, mercado editorial, artes e diferentes manifestações artísticas compostas pela escrita e leitura, e 2) ter vínculo ativo com a cidade de Campo Bom (natural, morar, trabalhar).
O maior número de pedidos partiu de pessoas ligadas à literatura, mas sem vínculo com a cidade de Campo Bom. Após debates em diretoria e comunicação em assembleia-geral, foi criada uma nova categoria, a de Associados Apoiador — para aqueles que não atendem completamente os critérios de participação, por não terem vínculo ativo com a cidade de Campo Bom, mas ainda assim, têm o interesse em participar das atividades e ser contribuinte de mensalidade. Essa categoria tem acesso a todas as atividades e oportunidades promovidas pela ALCB, porém não pode se candidatar nem votar em eleições diretivas.
Além desta, também foi criada a categoria de Associado Estudante — para aqueles que não atendem completamente ao critério de participação, por não atuarem de forma direta com literatura, mas estudam na rede de educação do município de Campo Bom, tanto privada quanto pública. E tenham o interesse em participar, contribuir e engajar nas atividades promovidas pelo coletivo, mesmo ainda não sendo profissionais ligados a área.
Como incentivo ao desenvolvimento desses jovens, suas mensalidades serão reduzidas em 50% do valor. A categoria tem acesso a todas as atividades e oportunidades promovidas pela ALCB, porém não pode se candidatar nem votar em eleições diretivas.
A categoria de Associado Efetivo permanece inalterada e atende aqueles que atendem completamente os critérios de participação, contribuem e engajam nas atividades promovidas pelo coletivo e são contribuintes de mensalidade. Esse grupo tem acesso a todas as atividades e oportunidades promovidas pela ALCB, pode se candidatar e votar em eleições diretivas.
“Fico muito feliz em ver o crescimento da ALCB! Já temos associados de outros países, no caso de campobonenses que moram fora. E agora, com a abertura de novas categorias de associados, poderemos atender aos pedidos de leitores e escritores das cidades vizinhas, do Vale dos Sinos e até de outros Estados. Esse passo certamente fortalecerá ainda mais a nossa comunidade literária”, destaca a professora e vice-presidente da ALCB Taila da Silva.
Próximos lançamentos da ALCB para 2025
Com o objetivo de se tornar cada vez mais atuante junto a comunidade na promoção da literatura, o coletivo tem previsão de lançar nos próximos meses novas atividades voltadas à escrita, à leitura e à promoção de eventos literários. O grupo também está se organizando para uma presença organizada em feiras do livro da região, além de sua tradicional presença na feira da cidade de Campo Bom.
Está previsto também para o primeiro semestre o Evento de Posse para formalizar a entrada de novos associados desde o último evento em abril de 2024, a ser realizado novamente na Câmara de Vereadores de Campo Bom. Além do lançamento de concurso literário para a publicação de uma segunda edição das antologias Mosaico de Vozes. Mantendo claro os eventos já tradicionais, como a promoção de saraus, contação de histórias e palestras em escolas e participação em eventos culturais da cidade.
Vaga de estágio na ALCB
A ALCB está a cada ano mais organizada e preparada para promover eventos e atividades literárias, a fim de cumprir seu propósito de promover, valorizar e difundir a literatura na cidade e região. Todavia, todo o trabalho é realizado de forma voluntária, aproveitando o tempo e habilidades dos associados.
No momento, o coletivo tem a necessidade de apoio na área de comunicação e por isso abriu uma vaga de estágio pela Universidade Feevale. A oportunidade é remota e a atuação será principalmente para a criação de peças gráficas, publicações e interações nas redes sociais. Portanto, é esperado o conhecimento em programas de criação e edição gráfica, gestão de redes sociais e gosto pela literatura.
“A vaga é uma excelente oportunidade para a criação de portfólio, com a produção de materiais diversos e de visibilidade na cidade e região do Vale dos Sinos. Com esse apoio, além da divulgação das nossas atividades e novos projetos, poderemos atuar também na criação de conteúdo sobre literatura”, destaca Adriana Ferreira, diretora de Comunicação da ALCB.
Interessados podem se candidatar pelo Portal de Oportunidades da Feevale, vaga 3656. A ALCB emite certificado e relatório de estágio, para aproveitamento de horas complementares e estágio obrigatório
Saiba mais sobre a Associação Literária de Campo Bom no site oficial: www.alcb.com.br.
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
