Obra de Luís Augusto Fischer, vencedora do Prêmio APCA, ganha nova edição pela Arquipélago
Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Foto: Reprodução
Janéti é uma jovem negra do interior do Rio Grande do Sul, nascida em uma família dilacerada pela pobreza e pelo abandono. Contra todas as probabilidades, torna-se o elo invisível que mantém unidos os fragmentos desse núcleo. Sua força silenciosa e sua presença marcante transformam a vida daqueles ao seu redor — inclusive a do narrador. Ele é um escritor já cansado do mundo das letras, descrente da função da literatura, que aceita contar a história de Janéti quase por descuido. Mas, à medida que se aproxima dela e dos outros três personagens negros que habitam essa narrativa, é também ele quem se transforma.
Com uma escrita que carrega muito da tradição da narrativa oral, ao contar a história de Janéti, o romance Quatro Negros, de Luís Augusto Fischer, oferece também uma poderosa reflexão sobre o próprio ato de narrar. A obra foi vencedora do Prêmio APCA na categoria novela e ganha agora uma nova edição pela Arquipélago Editorial.
Sobre a obra, Diana Corso escreve: “São causos de gente comum, gente negra, todos eles. Gente interiorana, ou que traz ainda frescos na alma os ermos dessa paisagem. Não são gaúchos de vidas epopeicas, como os do Erico, e estão longe de amarrar os cavalos em algum obelisco. Da grande cena sabem pouco. A coragem deles é a mesma que qualquer um de nós precisa para viver nossas nada glamourosas vidas: muita”.
Quatro Negros já está à venda no site da editora por R$ 59,90.
Sobre o autor
Luís Augusto Fischer é escritor e professor titular de Literatura Brasileira na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É autor de vários livros, entre ensaio, ficção, crônicas e dicionários. Pela Arquipélago, publicou Machado e Borges: e outros ensaios sobre Machado de Assis e Inteligência com dor: Nelson Rodrigues ensaísta, vencedores do Prêmio Açorianos de Literatura, além de Filosofia mínima: ler, escrever, ensinar, aprender, finalista do Prêmio Jabuti, e Duas formações, uma história: das ideias fora do lugar ao perspectivismo ameríndio.

Quatro Negros
Luís Augusto Fischer
95 p.
R$ 59,90
Arquipélago Editorial
Comprar aqui
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
