Relatos de uma enchente histórica

Quadrinista Pablito Aguiar reúne em livro testemunhos de vítimas do evento climático que acometeu o Rio Grande do Sul em 2024

Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Foto: Reprodução

A Arquipélago Editorial e o quadrinista Pablito Aguiar promovem o lançamento do livro Água até aqui no sábado, 10 de maio, a paritr das 16h, na Sala Sergio Napp 1 da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre/RS). Na ocasião, ocorrerá um bate-papo com o autor e algumas das pessoas retratadas na obra, além de uma sessão de autógrafos coletiva.

Água até aqui é um livro-reportagem em quadrinhos que reúne relatos marcantes da maior tragédia climática já vivida no Rio Grande do Sul. Publicada originalmente pela plataforma SUMAÚMA – Jornalismo do Centro do Mundo, a série de histórias ganha agora uma versão impressa ampliada, em parceria com a editora Arquipélago, incluindo um texto inédito da jornalista, bióloga e ambientalista Jaqueline Sordi.

Reprodução

A publicação amplia as vozes de quem resistiu, ajudou, perdeu e recomeçou diante da enchente que transformou para sempre a vida de milhares de gaúchos em 2024. Com sensibilidade e contundência, Pablito mostra como a memória pode ser uma ferramenta de luta, reconstrução e cuidado com o futuro.

Sobre a obra, Eliane Brum escreve: “As histórias contadas neste livro-reportagem não são passado. Nem suas dores e traumas passaram, nem a enchente de 2024 permanecerá como um acontecimento isolado no tempo como foi a de 1941. A memória aqui precisa mover uma força ainda maior do que a das águas para nos prepararmos para as outras inundações que virão pelas mãos de uma minoria de humanos que destruiu e segue destruindo a Natureza. A memória deve se tornar instrumento para barrar os saqueadores da vida, para proteger o que resta dos biomas, para replantar o que foi arrancado. Os testemunhos deste livro provam que ainda somos capazes de fazer comunidade e de conjugar verbos no plural”.

Sobre o autor
Pablito Aguiar é quadrinista. Vive e trabalha em Altamira, no Pará. Desde 2015, escuta histórias reais e as transforma em quadrinhos. Em 2016, lançou de maneira independente o livro Alvorada em Quadrinhos, que reúne relatos de 23 moradores da sua cidade natal no Rio Grande do Sul. Atualmente trabalha como repórter-quadrinista para a plataforma SUMAÚMA.

Água até aqui
Pablito Aguiar
136 p.
R$ 79,90
Arquipélago Editorial + Sumaúma
Comprar aqui

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário