Bergamota

Diretamente afetada pela enchente de 2024, Taís Fagundes conta história sobre perdas e recomeços em livro infantil sobre a catástrofe climática

Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Foto: Reprodução

Em Bergamota, Taís Fagundes narra a história de Albinha, uma menina que vê seu mundo ser inundado pelas chuvas que devastaram o Rio Grande do Sul, em abril de 2024. Com ilustrações de Ana Cardia, a obra aborda com sensibilidade temas como perda e reconstrução. A narrativa, voltada para o público infanto-juvenil, mostra como Albinha encontra força na sabedoria de sua avó e na conexão com sua cultura para enfrentar os desafios.

Taís tem 35 anos, nasceu em Porto Alegre e mora em Canoas desde sempre. “Escrevi este livro para meu filho Augusto, para lembrá-lo sempre de ver a vida com olhos de esperança”, revela Taís, que vivenciou pessoalmente a tragédia. “Quando as águas tomaram conta das casas, na minha, chegando até o telhado, fiquei sem nada além de meia dúzia de coisas que cabiam numa mochila.”

Mais do que relatar os eventos trágicos de 2024, Bergamota se transforma num delicado manual sobre como lidar com as adversidades. Através da relação entre Albinha e sua avó, Vovó Rosa Branca, a autora também presta homenagem à cultura gaúcha, destacando patrimônios históricos de Canoas como a Villa Mimosa e a Casa dos Rosa. “Minha maior influência nesta obra foi minha própria cultura. A que herdei dos meus pais e avós e que estou passando adiante”, explica a autora, que incluiu no livro a seção 7 Afetos para Cultivar, com atividades que estimulam o leitor a olhar para sua própria história e comunidade.

Bergamota
Taís Fagundes; ils . Ana Cardia
32 p.
R$ 49,90
Editora Labrador
Comprar aqui

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário