Iniciativa da Libretos Editora distribui mais de 11 mil livros para bibliotecas públicas do RS; Biblioteca Pública do Estado foi a primeira a receber os títulos
Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Foto: Divulgação
A Libretos foi duramente atingida pela enchente de maio de 2024, perdendo mais de 13 mil livros em seu depósito. Assim como a editora, muitas bibliotecas em todo o Rio Grande do Sul também sofreram perdas significativas, em um desastre climático que afetou duramente o estado como um todo.
Um ano após esse episódio devastador, o projeto “Horizontes Literários – Libretos e ações afirmativas para integrar” acontece em um momento crucial de reconstituição de acervos e reconstrução coletiva.
Por meio do financiamento da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), programa do Ministério da Cultura do Governo Federal, serão distribuídos 35 títulos, totalizando mais de 11 mil exemplares a mais de 150 bibliotecas públicas em 140 cidades, distribuídas pelas 9 regiões funcionais do Estado do Rio Grande do Sul.Mais de 40 autores e ilustradores participam deste projeto, junto a outros profissionais da cadeia do livro: revisores, bibliotecários, fotógrafos, produtores gráficos — além de toda a equipe envolvida na logística e distribuição dos livros.
“Perdermos parte significativa de nosso acervo na enchente. Com esse incentivo vamos reimprimir diversos títulos e custear os direitos autorais, auxiliando os autores e autoras que foram direta ou indiretamente afetados”, coloca a diretora da Libretos, Clô Barcellos.
Com o propósito de ampliar o acesso à literatura e fortalecer o livro como instrumento de transformação social, a iniciativa foca na rica diversidade literária produzida pela Libretos para compor o acervo de bibliotecas públicas estaduais e municipais. A seleção inclui obras do catálogo voltadas para públicos de todas as idades, dos gêneros literários: quadrinhos, poesia, dramaturgia e tradução, com destaque para a produção de autores negros e indígenas.
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
