200 Anos da Imigração Alemã no Sul do Brasil

Felipe Kuhn Braun lança livro bilíngue em Porto Alegre, no dia 26 de junho

Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Foto: Günter Reuter

O escritor, jornalista e pesquisador Felipe Kuhn Braun lança em Porto Alegre, no dia 26 de junho, quinta-feira, seu trigésimo livro, 200 Anos da Imigração Alemã no Sul do Brasil. O evento, marcado para às 19h30min, no Centro Cultural 25 de Julho (Rua Germano Petersen Júnior, 250 – Auxiliadora – Porto Alegre/RS), contará com sessão de autógrafos e uma palestra com o autor destacando pontos importantes sobre a história da chegada dos povos germânicos ao Rio Grande do Sul, trazendo documentos e relatos para contextualizar a influência alemã nas áreas culturais, educacionais e econômicas do Estado. O ingresso para a atividade é a doação de 1kg de alimento não perecível no local. Na data, o público poderá adquirir a obra no valor promocional de R$ 80.

A obra bilíngue, escrita em português por Braun e com tradução para o inglês por Malcon Naor Voltz, conta com 320 páginas e mais de 100 fotografias que fazem parte do acervo pessoal do autor. A publicação apresenta protagonistas, lugares e grupos que deram significado para a imigração alemã no Estado, contribuindo para o entendimento do contexto do Brasil e da Alemanha e dos acontecimentos que se sucederam no período da chegada dos povos de origem germânica. Na palestra no Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre, Braun ainda revelará os desafios enfrentados pelos imigrantes no início do século XIX, período marcado por guerras e instabilidades na Europa, e o legado que moldou significativamente o desenvolvimento da região Sul.

O livro, que teve seu primeiro lançamento em Rheinböllen, na Alemanha, no final de novembro de 2024, é o resultado de 23 anos de pesquisas do escritor e reforça o legado deixado pelos imigrantes e descendentes, principalmente no cooperativismo, na educação e na cultura. O prefácio é assinado por Rafael Koerig Gessinger, doutor em Filosofia pela UFRGS e presidente da Comissão Executiva da Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã.

200 Anos da Imigração Alemã no Sul do Brasil
Felipe Kuhn Braun
320 p.
R$ 80
Editora Z Multi

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário