O Sono da Cidade

Escritor Ricardo Nicoloso lança seu primeiro romance pela editora Patuá

Edição: Vitor Diel
Foto: Divulgação

“Chovia lá fora. A noite negra como um pesadelo. Pela janela, o vento norte cortante varria o quarto com solidão. O ar lácteo e morno tomava espaço na atmosfera úmida, tingindo levemente o tecido azul da noite. Leves e claras flutuavam as cortinas ao som do jazz, enquanto a cidade dormia seu sono elétrico vigiada por mim”.

Assim o escritor santa-mariense Ricardo Nicoloso traça as linhas que abrem o capítulo inicial de O Sono da Cidade, seu primeiro romance. Embora seja o livro de estreia de Nicoloso já de largada o autor, inato e hábil ficcionista, toma a atenção do leitor cerzindo com sua escrita uma história cujo enredo vem embalado pelo ritmo “bop” (ora também de compressão rock) e envolto nas brumas de um clima noir. Para dar vida à narrativa de O Sono da Cidade — a um só tempo fluída, entrecortada, misteriosa e enigmática — Ricardo valeu-se, entre outros macetes, de seu diversamente amplo conhecimento a respeito dos meandros das artes e, principalmente, acerca dos universos da música e da literatura.

Munido dessas habilidades, na obra ficcional O Sono da Cidade, recentemente publicada pela editora paulista Patuá, o escritor evoca uma verdadeira galeria de entidades artísticas e intelectuais advindas de distintos ramos da chamada “cultura pop”. Da mesma forma, como fica evidenciado nas páginas do livro, o autor exerce claro domínio tanto do uso da língua portuguesa quanto das possibilidades vocabulares oferecidas pelo idioma. Tais atributos, aliás, também possibilitaram que, com grata mestria, Ricardo Nicoloso contasse a densa história compreendida na primeira obra ficcional de sua lavra.

Contista experimentado, Nicoloso concebeu O Sono da Cidade a partir de um conto ao qual imprimiu maior fôlego. A principal inspiração para a escrita do livro, revela o autor, foi a obra A Hora da Estrela de Clarice Lispector com sua profusão semiótica de signos, símbolos e índices.

O Sono da Cidade já está à venda no site da Patuá por R$ 60.

Sobre o autor
Músico e professor, Ricardo Nicoloso nasceu e vive em Santa Maria, Rio Grande do Sul, onde formou-se em Letras – Português e hoje toca uma loja de discos e leciona a língua pela região, combinando profissionalmente sua dupla paixão por literatura e música, como faz agora em seu romance de estreia.

O Sono da Cidade
Ricardo Nicoloso
R$ 60
Editora Patuá
Compre aqui

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário