Pedro Gonzaga lança livro que reúne crônicas publicadas ao longo de três anos em coluna no portal Sler
Edição: Vitor Diel
Foto: Tainá Henn
O escritor, professor, músico e tradutor Pedro Gonzaga está em Porto Alegre para o lançamento de seu novo livro de crônicas Buenos Aires, Hora: Zero pela editora Casa de Astérion. O evento acontece no sábado, 2 de agosto, às 16h, no Instituo Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS), com sessão de autógrafos e uma conversa do autor com o psicanalista e escritor Abrão Slavutzky, que inclusive assina a orelha do livro, sobre a capital dos portenhos, as fronteiras entre literatura e ensaio e como a escrita é capaz de expandir o mundo e a vivência de cada um de nós.
A obra reúne textos publicados ao longo de três anos em sua coluna no portal Sler, cujo título Buenos Aires, Hora: Zero tem inspiração num tango de Astor Piazzolla. “Como revisei e escrevi muitas das crônicas do livro de madrugada pedi à Tainá que tirasse uma foto de nossa janela para ilustrar, na capa, esta ideia de um horizonte dos eventos, entre o fim da noite e o início do dia. Piazzollla pensava na hora em que o tango começa, eu queria este instante em que a vida ainda não se joga no cotidiano”, menciona Gonzaga.
Com coordenação editorial de Rafael Bassi e Diego Zanella como editor-chefe, o livro traz, ainda, uma série de fotos da capital argentina por Tainá Henn. “Aqui estão três anos da minha vida, com suas memórias, pessoas, seus amores, alegrias e tristezas, e uma impressão, não de todo difusa, de que tudo acontece antes de estarmos realmente despertos”, coloca Gonzaga.
E segundo Slavutzky, a partir de crônicas que estimulam a quebrar o pesado cimento da rotina, “o livro fala de ‘mi Buenos Aires querida’, dores, amores, personagens portenhos em histórias com graça. A presença da elegante Avenida Las Heras, as praças, os cafés e as livrarias de rua onde a gente para nas calçadas para namorar os livros. É uma obra para quem conhece Buenos Aires e para quem não conhece, pois são observações instigantes do cotidiano portenho”.
Sobre o autor
Pedro Gonzaga é natural de Porto Alegre. Professor, músico e escritor, tem doze obras publicadas, entre prosa, poesia, crônica e ensaio, tendo sido vencedor na categoria de poesia do Prêmio Minuano de Literatura, em 2024, com o livro Porto Alegre Blues. Também exerce a atividade de tradutor, com mais de vinte obras vertidas ao português. Doutor em Letras pela UFRGS, é cronista do Portal Sler e do Estado da Arte, blogue do Estadão. Desde 2022 vive em Buenos Aires.

Buenos Aires, Hora: Zero
Pedro Gonzaga
255 p.
R$ 76
Casa de Astérion
Compre aqui
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
