Publicado pela Arquipélago, novo romance do carioca José Castello aborda o isolamento de protagonista idosa em Copacabana
Edição: Vitor Diel
Foto: Reprodução
Quinze anos após o aclamado Ribamar — vencedor do Prêmio Jabuti de melhor romance em 2010 —, José Castello retorna à ficção com Devastação, obra lançada pela Arquipélago. O romance narra quatro horas na vida de Anita Vogler, uma senhora idosa e doente, confinada em um velho apartamento de Copacabana e cercada pela tensão, pela solidão e pelo colapso dos vínculos familiares e da própria realidade.
A protagonista está isolada em seu quarto, em meio a uma tempestade, a um eclipse solar e à presença silenciosa de um bando de pombos e um cão esfaqueado. Com o corpo em falência, vive com a cuidadora, com quem tem uma relação difícil, e com o neto, que se esconde atrás da tela de um computador. Enquanto o tempo desaba ao seu redor, Anita também se vê presa às imagens do espelho que herdou da avó — único elo com algo que um dia poderia ter sido sua memória ou sua identidade.
A narrativa, construída com precisão e grande carga simbólica, aprofunda o estilo do autor, conhecido por sua escrita literária densa e subjetiva.
“Devastação é a história de um mundo em decomposição, um mundo que se fragmenta e que entra em colapso. Tanto Anita Vogler, como seu neto Artur, estão retidos em um universo no qual os limites explodiram, um mundo precário e agonizante, de grande instabilidade”, comenta o autor.
Sobre o autor
José Castello nasceu no Rio de Janeiro, em 1951. Escritor e jornalista, mestre em comunicação pela UFRJ, é autor, entre outros, dos livros Inventário das sombras, Na cobertura de Rubem Braga, Ribamar, Dentro de mim ninguém entra e Vinicius: o poeta da paixão, os três últimos premiados com o Jabuti. É colunista dos jornais literários Rascunho e Pernambuco. Vive em Curitiba.

Devastação
José Castello
128 p.
R$ 69,90
Arquipélago
Compre aqui
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
